Força-Tarefa de Clima do G20 debate financiamento climático, e Brasil lança plataforma de investimentos verdes nos EUA


A ministra Marina Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam nesta semana em Washington, nos Estados Unidos, de reunião da Força-Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima do G20. O governo federal também lançará na capital americana uma plataforma para facilitar investimentos internacionais que impulsionem o combate à mudança do clima e a transformação ecológica do país. 

A quinta reunião da Força-Tarefa de Clima, na quinta-feira (24/10), terá a presença de ministros de Meio Ambiente, Finanças e Relações Exteriores do G20, além de presidentes de Bancos Centrais e representantes de organismos internacionais, para anunciar os resultados da iniciativa, criada pela presidência brasileira do G20. 

Em oito meses de trabalho, a Força-Tarefa buscou reforçar o alinhamento macroeconômico e financeiro global para implementar o Acordo de Paris e outros objetivos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Transversal nas negociações do G20, o grupo tem o objetivo de elaborar estratégias coletivas que acelerem a mobilização de recursos para o combate à mudança do clima. 

Para incentivar investimentos internos para a transição ecológica e o combate à mudança do clima no país, o governo federal lançará na quarta-feira (23/10) a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP, na sigla em inglês). A iniciativa irá conectar investidores internacionais a projetos estratégicos de desenvolvimento sustentável no país, com foco na transição ecológica e no combate à mudança do clima. 

A BIP será guiada pelo Plano Clima, que norteará a política climática do país até 2035, com estratégias nacionais e planos setoriais nos eixos de mitigação e adaptação. Também terá como base o Plano de Transformação Ecológica, que coordena a transição verde da economia brasileira, com o objetivo de atingir a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050. 

A plataforma é uma iniciativa conjunta dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e de Minas e Energia. A iniciativa é apoiada pelo BNDES e pela Glasgow Financial Alliance for Net Zero.

TFFF

Os ministros desembarcaram em Washington na terça-feira (22/10), quando participaram de reunião com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). A iniciativa buscará financiar a conservação de florestas tropicais, com o pagamento de um valor fixo anual para cada hectare de floresta preservada e desconto no valor a receber para cada hectare desmatado ou degradado.

A proposta foi apresentada pelo Brasil na COP28, em Dubai, no fim de 2023. A expectativa é que o fundo entre em funcionamento para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

Marina, Haddad e Banga também discutiram formas de apoiar agendas prioritárias para a presidência brasileira do G20 e no processo para a COP30. 

A agenda da ministra em Washington também tem a previsão de reuniões bilaterais e encontro sobre investimentos verdes com empresários na Câmara Americana de Comércio.

Assessoria de Comunicação do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Perez admite decepção com desempenho no GP do México
Próxima BRICS abre novo prisma para dados que refletem realidade do Sul Global, diz chefe do IBGE à Sputnik