Apple Music, Spotify, ou YouTube Music: qual é o melhor streaming de música em 2024?


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

A popularização dos smartphones e o acesso quase constante à internet de alta velocidade através do Wi-Fi, 4G e 5G permitiram uma revolução na forma como consumimos mídia: para trás ficaram os dias de carregar objetos físicos como CDs e fitas cassetes, e já não é necessário levar um aparelho MP3 dedicado com a memória preenchida por músicas e vídeos – os aplicativos de streaming são capazes de oferecer catálogo praticamente infinito de músicas, sugestões inteligentes, playlists e reprodução em tempo real.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

            Essa modalidade de assinatura é considerada conveniente e potencialmente mais barata do que a compra individual de cada álbum ou música que desejamos escutar, e por muitos anos, dominou mercados como o Brasil. No entanto, em 2024, o número cada vez maior de assinaturas mensais no cartão de crédito já geram uma verdadeira fadiga nos consumidores segundo a ExpressVPN, e a grande quantidade de concorrentes disputando sua atenção e dinheiro podem tornar confusa a tentativa de escolha entre uma plataforma de streaming de música. Por isso, selecionamos as características mais relevantes dos principais apps de streaming de música ativos no Brasil para facilitar a decisão. Confira.

Spotify

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

            Líder de mercado no Brasil e amplamente conhecido, o Spotify foi um dos primeiros aplicativos do setor a atingir uma alta popularidade e catálogo. Seu conteúdo editorial criado em português e com músicas de sucesso no Brasil, aliado a grande quantidade de playlists criadas por usuários, tornam a plataforma uma das mais atrativas para os brasileiros.

Vantagens

  • Grande número de brasileiros: o grande número de brasileiros utilizando a plataforma favorece a adição de amigos e contatos, compartilhamento de playlists, e descoberta de conteúdo personalizado relevante.
  • Podcasts exclusivos: além das músicas, o aplicativo adicionou o recurso de podcasts ao seu serviço – isso também inclui programas exclusivos que só podem ser ouvidos no Spotify.
  • Aplicativo para computador e controle remoto: a empresa oferece diversos aplicativos para plataformas como televisões inteligentes e computador, com a capacidade de rapidamente controlar a reprodução em qualquer um de seus dispositivos sem interromper a música.
  • Parceria com a Microsoft: o Spotify é o app de streaming de música em parceria com a Microsoft, permitindo maior integração em aparelhos com Windows, como o widget do Spotify no Windows 11.
  • Planos acessíveis: a empresa oferece diversos planos distintos como a assinatura individual, em dupla para casais ou amigos, estudantil com desconto universitário, e família. Além disso, é possível utilizar o Spotify de forma completamente gratuita, com qualidade de áudio reduzida e anúncios.

 

            O Spotify atinge um excelente equilíbrio entre preço e recursos disponíveis, e sua interface e conteúdo são bem adequados aos usuários brasileiros. Funções extra como a capacidade de criar códigos QR que levam diretamente às músicas e lojinhas dos artistas com produtos oficiais também aumentam o valor do aplicativo. No entanto, a interface pode ser considerada confusa para quem está acostumado com bibliotecas de música tradicionais, e a qualidade de áudio não é a melhor dentre os concorrentes. O Spotify é o app ideal para quem busca um equilíbrio de recursos, não está envolvido no ecossistema de outras grandes empresas de tecnologia, e prefere escutar músicas através de playlists automáticas ou criadas por terceiros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

YouTube Music

            Plataforma oficial da Google e substituta do descontinuado Google Play Music, o YouTube Music promete oferecer a mescla entre a inteligência dos algoritmos da Google com o catálogo inigualável de músicas e videoclipes do YouTube. Apesar de plenamente funcional, a plataforma ainda não conta com todos os recursos oferecidos por seus concorrentes – mas algumas de suas funcionalidades exclusivas prometem capturar os usuários.

Vantagens

  • Catálogo maior: considerada a maior vantagem do YouTube Music, o aplicativo é capaz de misturar seu catálogo oficial de músicas com qualquer música publicada no YouTube, isso significa que é praticamente impossível encontrar alguma faixa que não esteja disponível no aplicativo, tanto em forma de áudio quanto vídeo. Caso uma música não possa ser encontrada, mas o usuário possua o arquivo em seu computador, é possível enviá-la para a plataforma, tornando-a disponível em seus dispositivos.
  • Rádio customizável: apesar de também oferecer playlists oficiais e de terceiros para seus usuários, o YouTube Music oferece um recurso automático e inteligente para descoberta de músicas: o usuário pode customizar diversos aspectos de seu humor e desejo e o sistema cria uma sequência infinita de músicas ideais para cada situação, inclusive baseando-se em outras fontes de dados oriundas dos algoritmos da Google como sua localização, rotina de trabalho e atividade no YouTube e Google Fotos.
  • Integração ao Android: por se tratar de um aplicativo oficial da Google, o YouTube Music é integrado perfeitamente ao Android e costuma receber atualizações com maior frequência – design Material You com ícone dinâmico, integração ao novo painel de mídia e ecossistema de alto-falantes Nest são alguns exemplos da experiência integrada da Google.
  • YouTube Premium: apesar de não ser obrigatória, os planos de assinatura do YouTube Music com melhor custo-benefício também incluem uma assinatura do YouTube Premium, recurso que remove os anúncios em todos os vídeos do YouTube, permite downloads offline, reprodução em segundo plano e conteúdo exclusivo dentro da plataforma de vídeos.

 

O YouTube Music está crescendo no país e investindo cada vez mais na criação de conteúdo adaptado ao público brasileiro, mas ainda não é capaz de competir completamente em número de recursos ou popularidade. Além disso, atualmente, a plataforma oferece a menor qualidade máxima de áudio entre os principais concorrentes, embora apenas usuários com equipamentos avançados de áudio possam ser capazes de identificar alguma diferença clara. Também pode ser necessário ativar o teste grátis de VPN ou ferramentas similares para acessar parte do catálogo de app, frequentemente limitado por travas regionais. Ainda assim, a integração com aparelhos Android, o pacote promocional com remoção de anúncios no YouTube, os algoritmos inteligentes e o catálogo imenso podem tornar o YouTube Music a opção ideal para muitos usuários.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apple Music

 

            O Apple Music é um dos aplicativos pioneiros no segmento de streaming de música, e apesar de inicialmente restrito a aparelhos da Apple, hoje é disponibilizado para usuários de Windows e Android, além de televisões inteligentes, sem restrições. Apostando em uma qualidade de áudio superior e recursos premium, o Apple Music tenta conquistar os usuários oferecendo uma experiência de áudio imersiva e recursos pioneiros. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vantagens

  • Áudio Lossless e Hi-Res: diferentemente de seus concorrentes que priorizam alta eficiência, o Apple Music oferece qualidade absoluta de áudio. Originalmente criadas para a plataforma iTunes, as músicas do Apple Music podem ser escutadas com masterização de estúdio melhorada, formato lossless de qualidade superior, e até mesmo áudio de maior bitrate para aparelhos de música ultra-premium.
  • Dolby Atmos: recurso exclusivo do Apple Music para iPhones e alguns aparelhos Android, o Dolby Atmos é uma tecnologia de áudio espacial que permite criar uma experiência 3D imersiva nas músicas escutadas pela plataforma, simulando a posição e distância entre cada instrumento e gerando a sensação de estar encoberto pela música.
  • Letras ao vivo: o Apple Music oferece maior precisão nas letras de músicas com o recurso de karaokê ao vivo, onde uma visualização da letra acompanha o cantor em tempo real. Embora concorrentes como o Spotify e YouTube Music também sejam capazes de oferecer um recurso parecido, o karaokê do Apple Music está disponível em um número maior de canções e conta com mais efeitos visuais e de sincronização de sílabas.
  • Integração ao ecossistema Apple: para usuários de aparelhos da Apple o Apple Music pode ser a melhor opção por oferecer aplicativo nativo e atualizado, integrado ao assistente Siri e alto-falantes HomePods, além de suportar hand-off com computadores Mac e iPads.
  • Assinatura Apple One: para quem já possui outros aparelhos da Apple ou até mesmo uma família com diversos usuários, a assinatura Apple One oferece por um valor competitivo o armazenamento em nuvem do iCloud, o serviço de televisão Apple TV Plus, e a assinatura do Apple Music em um único pacote.

 

O mercado de música é amplo e bastante competitivo – por isso, caso nenhum dos três principais aplicativos sejam capazes de atender suas necessidades, uma gama de concorrentes como o TikTok Music, Amazon Prime Music Unlimited, Tidal e Deezer também oferecem pacotes promocionais, cupons de desconto, período de testes e recursos exclusivos para tentar conquistar o público que está insatisfeito com as plataformas tradicionais. Além disso, para quem quer economizar, a versão gratuita do YouTube Music ou a versão limitada do Amazon Music inclusa na assinatura Prime podem ser uma boa forma de continuar usando um serviço de música sem precisar pesar no cartão de crédito.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores AMM e TCE reúnem prefeitos eleitos e reeleitos para seminário sobre transição de mandato
Próxima Arqueólogos revelam milhares de estruturas maias até então desconhecidas no México (IMAGENS)