Governo Federal convoca para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


O Governo Federal publicou nesta quinta-feira (10/10) convocação para a VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. O convite foi realizado por Portaria Interministerial assinada pelas ministras Marina Silva (MMA) e Luciana Santos (MCTI) e pelo ministro Camilo Santana (MEC).

A conferência mobilizará crianças e jovens, com prioridade para alunos de escolas públicas. A iniciativa terá um processo pedagógico de diálogos e encontros voltados para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, buscando incentivá-las a agir pela justiça climática, melhorar a resiliência de escolas e comunidades à mudança do clima e contribuir para a melhor qualidade de vida nas escolas.

Outro objetivo é fortalecer a Educação Ambiental nos sistemas de ensino, reforçando a responsabilidade e o comprometimento da comunidade escolar com temas socioambientais e com o combate à mudança do clima. A mobilização também busca colaborar para a formulação de políticas educacionais para a implementação da Lei nº 9.795/2024, que inclui no currículo escolar temas relacionados às mudanças climáticas e à proteção da biodiversidade. 

A iniciativa faz parte dos esforços brasileiros para cumprir os compromissos relacionados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

A conferência coincidirá ainda com a preparação do Brasil para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. 

A organização do evento será liderada pelo MEC, com apoio do MMA e do MCTI. A adesão das escolas é voluntária, e o cronograma das atividades será divulgado em breve. 

A VI CNIJMA terá as seguintes etapas:

a) Pré-conferência

Articulação e mobilização de jovens facilitadores, representantes das Secretarias Estaduais de Educação e outras instituições que farão parte da comissão organizadora.

b) Conferências nas escolas

As escolas receberam um passo a passo com orientações de como participar.

c) Conferências Municipais/Regionais (opcional)

d) Conferências Estaduais e no Distrito Federal

e) Conferência Nacional

f) Pós-conferência

Execução dos projetos de ação e realização de campanhas e mobilização da comunidade educativa para o enfrentamento da emergência climática.

CNIJMA

A primeira edição da CNIJMA ocorreu em 2003, no âmbito da I Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), realizada pelo MMA em parceria com o MEC. Desde então, a conferência é realizada pelo MEC, com apoio do MMA.

De 2003 a 2018, mais de 20 milhões de pessoas participaram das cinco edições da conferência. Entre elas, crianças e adolescentes de 11 a 14 anos (como delegado/as); jovens de 16 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores e oficineiros); professores, comunidades escolares e gestores públicos das áreas de educação e do meio ambiente.

O governo brasileiro também realizou em 2010 a Conferência Internacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Planeta”, que mobilizou sistemas de ensino de mais de 60 países em torno de temas ambientais. 

 

Assessoria de Comunicação do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051

Fonte: gov.br

Anteriores F1: “Melhorar o carro vai ajudar Perez”, afirmou Verstappen
Próxima O centro ganhou? Especialistas discordam de principais análises sobre as eleições de 2024