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A Justiça de São Paulo determinou que a Enel pague R$ 10 mil em indenização por danos morais a uma moradora que ficou quatro dias sem energia elétrica durante o apagão que atingiu a região da capital no ano passado.
De acordo com informações do g1, a interrupção no fornecimento de energia afetou milhões de consumidores, com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrando que 3,7 milhões de clientes ficaram sem luz por um período prolongado.
Recentemente, um novo temporal, ocorrido no início de outubro, deixou mais de 3 milhões de clientes na Grande São Paulo sem eletricidade. Essa sequência de apagões gerou insatisfação entre os consumidores e levou a um aumento significativo de reclamações.
Dados do Tribunal de Justiça de São Paulo revelam que, entre outubro de 2023 e outubro de 2024, foram protocolados 5.387 pedidos de indenização por danos morais ou materiais contra a Enel. Diante dessa situação, especialistas recomendam que os consumidores afetados busquem inicialmente uma resolução direta com a empresa, tentando resolver a questão de forma administrativa.
Caso a Enel não aceite a solicitação de indenização, os consumidores têm a opção de acionar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon-SP, ou buscar a Justiça para reivindicar seus direitos.
Fonte: gazetabrasil