Carro híbrido chinês bate recorde de autonomia com 2.200 km sem abastecer


A Roewe, marca de carros criada pelo grupo SAIC – que tem joint venture com a General Motors –, acaba de entrar para o Guinness Book com seu novo carro híbrido plug-in. O modelo, batizado de D7 DMH, percorreu 2.208 quilômetros, considerando o combustível e a capacidade da bateria. A distância é equivalente a uma viagem entre São Paulo e Buenos Aires sem a necessidade de parar para abastecer.

O sedã médio chinês fez os mais de 2 mil quilômetros num período de quatro dias, em um trajeto de Lanzhou a Urumqi. Os detalhes da rota não foram divulgados, mas a fabricante – concorrente de BYD, Geely (dona da Volvo) e Chery – diz que o modelo passou por trechos com temperaturas de -8° C até 30° C, dependendo da região. Além disso, houve uma variação de altitude de 1.600 metros.

O Roewe D7 DMH dispõe de um conjunto híbrido plug-in (PHEV), que permite recarga externa. Dessa forma, une o motor 1.5 a gasolina naturalmente aspirado a outro motor elétrico dianteiro. Juntos, entregam 204 cv de potência máxima e 33,6 kgfm de torque.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

A bateria tem capacidade de 21,4 kWh, o que garante autonomia elétrica de 125 km. O alcance total, declarado no ciclo chinês (CLTC), é de 1.400 km. Para efeito de comparação, o BYD Song Plus DM-i tem 1.500 km de autonomia no otimista CLTC. No Brasil, o modelo tem alcance declarado de 1.200 km.

Casa com o conjunto híbrido uma transmissão DHT de uma única velocidade. Algo importante de mencionar é que, segundo a marca, o propulsor 1.5 tem uma eficiência energética registrada de 43%. Já a taxa de compressão é alta, e chega a 16:1. Alta porque a média dessa taxa, que revela o quanto a mistura de ar e combustível é comprimida no cilindro antes de ser detonada, fica entre 9:1 e 11:1 no motor a gasolina de carros de passeio usuais.

O Roewe D7 DMH estreou no mercado chinês em novembro de 2023. Com o conjunto PHEV,o sedã consegue atingir velocidade máxima de 185 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. No caso das configurações híbridas, são cinco modos de condução.

Vale dizer ainda que há versões elétricas equipadas com um motor traseiro que pode render 197 cv ou 210 cv. São duas opções de bateria, de 59,2 kWh e 68,5 kWh, que garantem autonomias de 510 km e 610 km no ciclo chinês, respectivamente.

Em termos de tamanho, são 4,89 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,51 m de altura e 2,81 m de entre-eixos. No design, o Roewe D7 tem linhas mais sutis na carroceria e um caimento no teto que reflete o visual cupê. Na cabine, há um conjunto de telas que inclui painel de instrumentos de 10,25 polegadas e a central multimídia de 12,3”.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Banco deve indenizar gerente em R$ 40 mil por cobrança abusiva de metas
Próxima Prefeitura abre novo Refis 2024 na próxima segunda-feira