As alunas do Curso de Panificação da unidade do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidêe Pereira, no bairro Novo Horizonte, que está sendo ofertado nesta 2ª Edição do Programa Qualifica Mulher, demonstram que levam jeito para trabalharem na área da alimentação. A ação é promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos terão carga horária de 40 horas e encerramento previsto para o dia 30 de setembro.
Em menos de uma semana de curso, deliciosas receitas, com produtos com preços acessíveis já foram testadas e aprovadas. Com apenas água, farinha de trigo, óleo e sal foi produzido o pão de sal, conhecido como pão caseiro. “Busco apresentar para os meus alunos produtos baratos para que no final eles possam alcançar um lucro maior e com isso aumentar a renda familiar. Essa é uma massa básica para que no futuro elas possam incrementar”, disse a professora e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac, Débora Santana.
A professora conta que nessa turma, 90% não tinha noção de como preparar um pão. Outros, até chegaram a tentar, mas desistiram por falta de força de vontade. “Sempre coloco a minha experiência de vida quando estou ensinando as receitas e técnicas básicas para um resultado positivo”, acrescentou.
Cilene Rosa Rodrigues, 58 anos, é uma das alunas que está fazendo o curso. Para ela, está sendo uma oportunidade de mudar de vida. Ampliar os horizontes e ter um salário melhor ao final do mês. “Fiquei encantada com tudo que já aprendi e ainda vou aprender. Sabia fazer do jeito que minha mãe ensinou. A medida era tudo no olho. Agora sei que tem que ser tudo pesado e medido. Ainda mais que vou fazer pra vender. Estou satisfeita”, agradeceu Cilene.
Nilza da Silva, 64 anos, já é veterana. Participou da 1ª Edição do Qualifica Mulher, no curso de panificação. Como ficou muito tempo parado, em razão da pandemia, logo que ficou sabendo foi garantir a inscrição. “Cheguei aqui com a ideia de aprender algo novo e aprendi. Sempre soube que tinha que colocar primeiro o trigo e depois a água. Com essa professora, aprendi que é o inverso. Testei em casa e deu certo. Creio que até o final vou aprender mais ainda”, comentou Nilza.
Os cursos estão sendo ministrados nas unidades socioassistenciais do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência de Idosos (CCI), Centro de Referência Especializado em Assistência Social- Creas e Centro de Referência Especializado voltado à população em situação de rua (Centro Pop).
O convênio faz parte do Programa Qualifica Cuiabá que já certificou mais de 6,5 mil pessoas para o mercado de trabalho desde 2018. A assinatura do termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac foi realizada no final do mês de julho, na oferta de 1,2 mil vagas. Só em 2022, o Qualifica chegará a 4 mil vagas.
“O Qualifica é importante para a política social de Cuiabá, pois oportuniza a qualificação profissional e consequentemente o ingresso ao mercado de trabalho. Mesmo que de forma independente ou autônoma, elas estarão aptas ao trabalho e assim trazer mais renda para as suas famílias. Claro que são extremamente importantes os benefícios e o suporte social àquelas famílias em extrema vulnerabilidade social, entretanto dar condições para a saída dessa dependência é uma das missões da gestão Emanuel Pinheiro”, finalizou a secretária.