Explosão do Intelsat-33e perto de satélite russo pode causar efeito dominó, diz especialista


Projetado pela Boeing Space Systems e de propriedade da operadora privada de satélite Intelsat, o Intelsat-33e, um satélite europeu que se desfez no sábado, foi lançado em 2016 para fornecer ostensivamente serviços de telecomunicações para países na Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Austrália. Ele foi planejado para ter uma vida útil de cerca de 15 anos.

“Uma explosão significa uma dispersão de fragmentos. Os sistemas atualizados de hoje podem determinar as trajetórias desses fragmentos, permitindo prever se eles provavelmente atingirão qualquer um dos outros dispositivos em órbita geoestacionária. Até agora, não houve relatos de colisões, mas muitos fragmentos de detritos foram formados na explosão. Cada um deles representa um perigo real em caso de impacto com dispositivos ativos”, disse o pesquisador.

Mais de 80 fragmentos do satélite de comunicação europeu Intelsat-33e, fabricado pela Boeing, foram detectados pelo sistema automatizado da Rússia para alertar sobre situações de risco no espaço próximo à Terra, disse a Roscosmos em um comunicado à imprensa. A empresa estatal russa ressaltou que os dados indicam que os detritos podem representar uma ameaça potencial a todas as espaçonaves em operação, incluindo o aglomerado orbital geoestacionário da Roscosmos. A análise da trajetória dos pedaços sugeriu que a quebra do satélite foi “instantânea e de alta energia”, disse a Roscosmos.
O satélite sofreu “uma anomalia” no sábado, segundo a Intelsat. Ele teria perdido energia, provocando um desligamento completo. O operador do satélite afirmou que as tentativas de trabalhar com a Boeing para fazer reparos falharam.
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De acordo com o dr. Eismont, o Intelsat-33e é um modelo de satélite mais antigo que usa heptil, ou dimetil-hidrazina assimétrica (UDMH) como combustível.

“Este é um composto químico usado principalmente como propulsor de foguete. Possivelmente algo deu errado com o sistema de propulsão. Embora isso possa acontecer, este é um caso extremamente raro”, observou.

“Felizmente, satélites com componentes químicos não são mais usados com tanta frequência, com dispositivos modernos agora usando combustível de xenônio, que não é explosivo”, esclareceu.
Ao falar da proximidade do Intelsat-33e com a constelação da Rússia, Eismont destacou que há regras específicas para atribuir slots (posições orbitais) para satélites.
“Eles estão todos praticamente na mesma órbita circular a uma altura de 36.000 quilômetros acima da superfície da Terra. Todos eles giram em torno do nosso planeta na velocidade da própria rotação da Terra. Para satélites de comunicação, posições em órbita geoestacionária ao redor do equador são alocadas pela União Internacional de Telecomunicações [UIT]. Ela também aloca frequências, após as quais as operadoras, incluindo as do nosso país, entregam um satélite para esse slot. Quando a vida útil do dispositivo termina, ele é removido dessa órbita. Este também é um procedimento padrão para não interferir em outros satélites. É bem possível que esse slot em particular tenha se aberto e dispositivos russos tenham sido colocados lá”, especulou o especialista.
Imagem Ilustrativa - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2024

Eismont descartou a ocorrência do pior cenário possível, o que resultaria na perda de todos os satélites em órbita geoestacionária retrógrada.

“Não é tão ruim quanto parece. É importante que os fragmentos não tenham atingido nada logo após a explosão. Como os destroços receberam impulsos diferentes durante a separação, eles não estão nessa órbita específica, mas estão definitivamente cruzando-a, o que é desagradável. Mas pode-se esperar que os fragmentos deixem as áreas que representam um perigo ao longo do tempo”, observou o especialista.

Até que isso aconteça, no entanto, há uma ameaça persistente, ele reconheceu.

“A órbita geoestacionária é uma das mais superlotadas […] onde quer que você voe, há um risco de colidir com algum aparelho se cruzar esta órbita. Portanto, a possibilidade de encontrar outros aparelhos, infelizmente, não está excluída.”

O acidente com o satélite projetado pela Boeing se soma à série de infortúnios que têm abalado a reputação e as finanças do fabricante de aeronaves. Desde o aterramento mundial de sua aeronave 737 Max em 2019/2020 após acidentes na Indonésia e na Etiópia, a empresa em dificuldades enfrentou uma imensa quantidade de contratempos e está atualmente sob escrutínio sobre a segurança da aeronave.
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Fonte: sputniknewsbrasil

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