Situação de segurança na usina nuclear de Zaporozhie é ‘extremamente precária’, diz AIEA


Pela segunda vez neste mês, a ZNPP perdeu contato com sua única linha de backup de 330 quilovolts, o que deixou a usina dependente de uma única fonte externa de energia para o resfriamento do reator e outras funções críticas de segurança nuclear.

“A situação claramente não está melhorando nesse aspecto. A situação de segurança nuclear na Usina Nuclear de Zaporozhie permanece altamente precária”, disse Grossi, citado pela AIEA.

Disparo do tanque T-62 modernizado em um polígono na região de Zaporozhie, foto publicada em 8 de novembro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2024

Especialistas da agência na usina ouviram explosões todos os dias na última semana, mas não receberam relatos de danos, informou a AIEA em um comunicado.
Alvo de inúmeros ataques ucranianos nos últimos meses, a ZNPP é a maior da Europa, com seis reatores, está em “desligamento a frio” e não produz eletricidade. Ela requer energia externa para manter o material nuclear resfriado e evitar um acidente.
No início desta semana, autoridades locais relataram que a Ucrânia estava bombardeando novamente a cidade-satélite da central nuclear de Zaporozhie, Energodar, deixando-a sem energia. Felizmente os ataques não deixaram vítimas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Tiroteio no Complexo de Israel deixou 9 mil passageiros sem embarcar e paralisou trens
Próxima Pesquisadores chineses desenvolvem 'tijolos lunares' para construção de futuras bases na Lua (VÍDEO)