Segundo turno em Cuiabá contará com cerca de 500 profissionais da segurança


A tranquilidade do 1º turno das Eleições Municipais de 2024 deve se repetir no 2º turno, que ocorrerá em Cuiabá, no próximo dia 27 de outubro. Para isso, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) adaptou o planejamento de segurança, com redução do efetivo e manutenção da atuação integrada entre as forças policiais.

Para o 2º turno será empregado o efetivo de 496 profissionais da segurança, sendo 47 da Polícia Federal, 297 da Polícia Militar (PM-MT), 103 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), 19 da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e 30 da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Além disso, a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) irá dobrar o efetivo, embora os inquéritos de crimes eleitorais sejam de competência da PF, com o objetivo de coibir outras ocorrências que possam derivar de ilícitos eleitorais.

Nesta sexta-feira (18), integrantes do GGI fizeram uma reunião de alinhamento e, na ocasião, a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, agradeceu o trabalho feito no 1º turno e fez uma avaliação da atuação das forças de segurança. “O trabalho da Justiça Eleitoral é fazer dar certo e, quando encontramos pessoas empenhadas em fazer o mesmo, temos resultados muito positivos. Foi assim com a segurança no 1º turno e, se estamos falando de uma eleição que transcorreu forma tranquila, foi pelo trabalho de cada um de vocês, que estavam imbuídos do mesmo sentimento da Justiça Eleitoral”.

O coordenador do GGI, juiz Aristeu Dias Batista Vilella, endossou. “Foi, realmente, um trabalho primoroso, que resultou de um planejamento bem desenvolvido, com a dedicação de todos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada. Nossos agradecimentos às forças de segurança e às instituições responsáveis pela estrutura técnica também, bem como todos os servidores e servidoras que trabalharam incansavelmente nesta missão. Tenho certeza de que no 2º turno, repetiremos o sucesso”.

Também presente na reunião, o procurador regional eleitoral, Pedro Melo Pouchain Ribeiro, elogiou a atuação do GGI, pois, segundo ele, o planejamento feito de forma conjunta pelas instituições envolvidas foi primordial para garantir a tranquilidade do pleito no 1º turno. “Não tenho dúvidas que esta atuação integrada e qualificada se repetirá no 2º turno, ainda mais porque se trata de uma eleição apenas na Capital, com uma estrutura menor”.

Os representantes das instituições que compõem o GGI também avaliaram positivamente a segurança garantida nos dias 05 e 06 de outubro, principalmente. Para a superintendente regional da Polícia Federal (PF), Ligia Neves Aziz Lucindo, o trabalho integrado foi desenvolvido de forma satisfatória. “A capacidade de articulação do TER foi muito importante, e nos fez aprimorar também nossa capacidade de articulação interna. Essa interação, com certeza, foi a razão pela qual o trabalho deu certo”, frisou.

Segundo o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, as eleições de 2024 estão sendo tranquilas. “Viemos de uma eleição de 2020 complicada por conta da pandemia, depois em 2022 tivemos um cenário difícil diante da polarização política, e agora tivemos um pleito tranquilo, mas com toda a preparação necessária. Não vamos baixar a guarda e queremos ter um segundo turno tranquilo e seguro, como foi no primeiro”.

Fonte: odocumento

Anteriores PT critica Abilio por campanha de “ataques e fake news”e comemora adesões de apoio a Lúdio na capital
Próxima PV recorre ao STF contra flexibilização da legislação ambiental em Mato Grosso