A Honda XRE 190 surgiu em 2016 como uma opção mais potente que Bros 160 para quem busca uma trail, mas não pode chegar na Sahara ou na Tornado, ambas 300. Para a linha 2025 a moto passou por ajustes visuais, mudanças no motor, na suspensão dianteira e começou a ser vendida com farol de LED.
A trail é vendida em duas versões, sendo a Standard custando R$ 22.006 e a Adventure R$ 22.496.
A diferença está na disponibilidade de cores. Enquanto a mais barata é oferecida em azul metálico ou vermelho perolizado, a Adventure sai somente no cinza perolizado. São três anos de garantia sem limite de quilometragem. No visual, a moto ficou mais parecida com a Sahara, como nas carenagens em torno do tanque metálico.
Uma das maiores novidades para 2025 são o farol e a lanterna de LED, assim como as luzes de seta. O painel digital tem mais funcionalidades, como indicador de marcha, hodômetro total e parcial, além de um computador de bordo com dados de consumo médio, nível de combustível e autonomia. A trail agora tem uma porta USB-C para carregar o celular.
O monocilíndrico de 184,4 cm³ de cilindrada passou por ajustes para se adequar ao programa de emissões Promot 5. Mudaram a ponteira do escapamento, o cânister com filtro de carvão ativado. É 0,4 cv a mais, chegando aos 16 cv de potência. O torque foi mantido em 1,66 kgfm.
A transmissão continua sendo de cinco marchas, sem alterações na relação secundária. As trocas são manuais por pedal.
O tanque está 1,5 litro menor, ficando com 12 litros. No total, a XRE 190 pesa 126 kg a seco e tem uma distância entre-eixos de 1,35 metro. São de 2,07 m de comprimento e 821 mm de largura. A altura do banco é de 836 mm.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews