O colunista do jornal George Will escreve que os EUA atualmente possuem 50 submarinos de ataque, mas o Comando da Marinha acredita que, para as missões atuais e os possíveis eventos, são necessários 66 embarcações dessa classe.
“Um problema potencialmente letal é que os submarinos dos EUA podem ser poucos para manter a paz global durante o assalto multifacetado de hoje à racionalidade geopolítica”, escreve o autor.
Will, com referência a especialistas, indica que dos 50 submarinos, 20 estão em docas ou atracados a píeres devido a atraso nos planos de reparos da Marinha. Destaca-se que a frota dos EUA tem falta de três docas secas e respectiva mão de obra. Além disso, nos últimos 100 anos nenhum novo estaleiro foi construído nos EUA, avança publicação.
Entre as razões objetivas para a escassez de submarinos, o jornalista indica a sua complexidade de construção: ensinar um soldador para trabalhar em submarinos nucleares pode levar de três a cinco anos, produzir o software para estes navios requer mais de oito milhões de linhas de código.
Fonte: sputniknewsbrasil