Depois de confirmar a chegada da nova Ram 1500 ao Brasil, a marca de picapes da Stellantis agora anuncia mais detalhes sobre o lançamento da caminhonete grande no país. A 1500 reestilizada, que não é mais equipada com motor V8, mas sim com um seis-cilindros em linha turbo a gasolina, será vendida em duas versões no Brasil: Laramie e Laramie Night Edition. Os preços partem de R$ 540.990. As primeiras unidades chegam ao mercado em novembro.
A linha 2025 da Ram 1500 passou por pequenas mudanças no visual. Na frente, para-choque, grade, logo e faróis de LED são novos. Na versão Laramie, os detalhes são cromados. Na Night Edition, que substitui a Rebel, as inscrições são em preto, o capô é exclusivo com detalhes esportivos e há máscara negra.
Na lateral, as rodas agora podem ser diamantadas de 20 polegadas na configuração mais barata ou pretas de 22 polegadas na mais cara. Para finalizar, o para-choque e as lanternas traseiras também receberam retoques visuais.
No interior, houve troca de materiais, texturas e cores de acabamento. Ainda assim, o principal destaque fica para a nova central multimídia vertical de 14,5 polegadas, a maior da categoria. A conectividade com Apple CarPlay e Android Auto é feita sem a necessidade de fio, mas a Ram ainda colocou nada menos que 11 entradas USB pela cabine.
E há ainda mais telas. O painel de instrumentos é digital, configurável e de 12,3 polegadas. Mais para cima aparece o head-up display de 10 polegadas, uma telinha que projeta as principais informações da picape ao campo visão do motorista no para-brisa.
A maior novidade da nova Ram 1500 fica abaixo do capô. Isso porque a caminhonete não usa mais o tradicional motor V8 5.7 Hemi. No lugar, a marca optou por colocar um seis-cilindros em linha, também turbo a gasolina. Trata-se de um 3.0 biturbo da família Hurricane, a mesma do 2.0 que equipa a Rampage no Brasil. O câmbio é automático de oito marchas fornecido pela ZF e a tração, 4×4.
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Com esse novo conjunto, são 426 cv de potência e 64,8 kgfm de torque. Ou seja, 26 cv e 8,1 kgfm extras em relação a picape anterior. Desta forma, a nova Ram 1500 só não é a caminhonete mais potente do país porque fica atrás dos 480 cv da BYD Shark, que é híbrida plug-in.
Por outro lado, a nova Ram 1500 é a caminhonete mais rápida da categoria. De acordo com a Stellantis, a aceleração de 0 a 100 km/h passa a ser feita em 5,3 segundos. Antes, o mesmo percurso era realizado em 6,4 segundos.
Para finalizar, o novo motor deixou a nova 1500 levemente mais econômica. São 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, sempre com gasolina, já com base no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Como comparação, as marcas anteriores eram de 5,4 km/l e 6,8 km/l, respectivamente. Não que o comprador de uma caminhonete do tipo ligue tanto para isso.
As mudanças ainda deixaram a nova Ram 1500 mais equipada. Além dos já conhecidos piloto automático adaptativo (ACC), alerta de tráfego traseiro cruzado, frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres, o sistema Adas de segurança ativa da picape agora traz assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, reconhecimento de placas, detecção de tráfego dianteiro e assistente de manobras evasivas.
Outra novidade na lista de itens de série é a suspensão a ar, que tem um sistema que ajusta automaticamente a altura da Ram 1500 em até cinco níveis, de acordo com a carga que está sendo levada na caçamba ou manualmente pelo motorista — até pela chave.
A tração 4×4 inclui seletor eletrônico, reduzida e bloqueio de diferencial. São cinco modos de condução: automático, reboque, Sport, Neve e Off-Road. Entre outras tecnologias, há dois carregadores de celular por indução, estribo elétrico, câmeras 360°, retrovisor digital, som premium Harman Kardon com cancelamento de ruído, ajustes elétricos dos bancos e teto solar panorâmico.
Vale lembrar que a Ram 1500 tem 5,90 metros de comprimento, 2,06 m de largura, 2,02 de altura e 3,67 m de entre-eixos. A caçamba tem volume de 1.200 litros, mas a capacidade de carga é de apenas 557 kg, longe da 1 tonelada das picapes médias a diesel do nosso mercado. E olha que antes eram 528 kg.
Pelo menos a capacidade de reboque é de 4,5 toneladas. Na antiga, eram 3,6 toneladas. O que também aumentou foi o tanque de combustível para garantir mais autonomia. São absurdos 125 litros. Para melhorar o espaço de armazenagem de cargas secas, a Ram 1500 segue com as chamadas Ram Box, duas caixas laterais fechadas nos para-lamas traseiros com 107 litros de capacidade cada.
Além das configurações a combustão, a nova Ram 1500 chega em versões elétricas nos Estados Unidos. São duas opções: REV (elétrica) e Ramcharger (elétrica com extensor de autonomia ou EREV). Ambas seguem em estudo para o Brasil, mas ainda não estão confirmadas.
A primeira a ser lançada é a variante elétrica, REV, que chega por lá no final do ano com bateria de 168 kWh e autonomia de 563 km, segundo o padrão americano (EPA). A partir de 2026, haverá uma segunda opção, com pacote ainda mais robusto, de 229 kWh. Nesse caso, o alcance salta para 804 km. Os motores elétricos são os mesmos e entregam 654 cv e 85,7 kgfm.
Um possível temor em relação à infraestrutura de recarga fez com que a Ram pensasse em uma picape tracionada sempre por um motor elétrico, mas que pode ter as baterias alimentadas por um gerador a combustão. Essa é a proposta da Ramcharger, que chega no mercado norte-americano no ano que vem.
Nesse caso, se as baterias de 92 kWh ficarem vazias, o motorzão V6 3.6 da família Polestar entra em ação para alimentar os dois motores elétricos da picape. Somando baterias carregadas e um tanque cheio, estamos falando de 1.110 km de alcance.
O motor elétrico dianteiro da Ram 1500 Ramcharger tem 335 cv de potência e o traseiro, 319 cv. Combinados, entregam 654 cv e 85 kgfm de torque. Segundo a Ram, a versão elétrica com autonomia estendida da 1500 vai de 0 a 96 km/h em meros 4,4 segundos.
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Fonte: direitonews