O piloto britânico, Lando Norris recebeu um novo companheiro de equipe na McLaren no início de 2021, o experiente Daniel Ricciardo. O australiano chegou na equipe com grandes expectativas de todas as partes envolvidas, com muitos imaginando que ele assumiria a liderança dentro da equipe.
Porém, nada ocorreu como o esperado e Ricciardo teve um desempenho extremamente fraco nessas duas temporadas, exceto por sua vitória no GP da Itália em 2021, sendo superado facilmente por Norris.
Já foi anunciado que o australiano será dispensado pela equipe no final desse ano, e vai ser substituído por Oscar Piastri em 2023.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
No entanto, Norris afirmou que definitivamente aprendeu algumas coisas com o oito vezes vencedor de GP. “Há certas coisas que ele faz muito bem e com as quais eu pude aprender. Mas também não é que eu me sinta em um nível totalmente novo por causa dele”, disse Norris ao Motorsport-Total.com.
Essas lições estão principalmente na experiência de Ricciardo, que estreou na Fórmula 1 em 2011. Em termos de estilo de pilotagem, os pilotos da McLaren diferem consideravelmente, então nessa área Ricciardo não deu um grande exemplo para seu companheiro de equipe. Norris atribui essa diferença de estilo, em parte aos diferentes carros que os dois pilotos já pilotaram, mas também ao estilo de pilotagem com o qual cresceram.
Ricciardo vai deixar a McLaren depois deste ano, mas Norris não acha que sua equipe tenha qualquer culpa pela forma como as partes se separaram. Ele afirmou que a equipe faz todo o possível para ajudar o piloto australiano. Como recém-chegado, ele se sentiu em casa muito rapidamente e a equipe ajudou a tirar muita pressão de seus ombros. De acordo com Norris, a McLaren faz todo o possível para deixar seus pilotos à vontade, inclusive por meio da mídia e do marketing. “O que quer que possa melhorar o desempenho dos pilotos, eles tentarão fazer”, concluiu Norris.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
Com sua saída da McLaren, Ricciardo ainda não tem vaga garantida na F1 em 2023. Ele continua tentando encontrar alguma oportunidade, mas pode também ir para outra categoria, como já foi cogitado na Nascar, ou até tirar um ano ‘sabático’ e tentar voltar para a Fórmula 1 em 2024.