Estudantes da rede estadual representam Mato Grosso no projeto Embaixadores do Brasil Central


Os estudantes Lucas Gabriel Alves, da Escola Estadual Júlio Strubing Muller (Várzea Grande), Gustavo Henrique Andrade, da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza (Cuiabá), e Pérola Rosa Mattos, da Escola Estadual Militar CBMT Governador José Fragelli (Cuiabá) embarcaram nesta segunda-feira (07.10) para Brasília (DF). Na Capital Federal, eles representarão o Estado de Mato Grosso no projeto Embaixadores do Brasil, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, que está custeando a viagem.

Por meio da iniciativa, os estudantes participarão de atividades de diplomacia e inovação, incluindo visitas a embaixadas de países como Chile, China, Nova Zelândia, Portugal, Suíça Suécia e Reino Unido. A atividade é realizada entre os dias 08 e 10 de outubro.

O projeto do consórcio, formado pelos estados de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e do Distrito Federal, visa incluir estudantes nas discussões sobre mudanças nas políticas públicas e nas diferentes perspectivas da diplomacia.

Os alunos de Mato Grosso foram selecionados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), através da Coordenadoria do Ensino Médio, com base em suas notas e desenvoltura na disciplina de Inglês. Todos estarão acompanhados por uma monitora indicada pela Seduc.

Lucas, de 16 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio e não escondeu a emoção ao ser comunicado que havia sido selecionado. “Será uma experiência nova. Estou muito feliz, pois sei que vou representar bem o meu Estado”, disse. “Tive um bom desempenho e boas notas na escola, na disciplina de Língua Inglesa, e agora estou ansioso para essa viagem. Nunca andei de avião e não conheço Brasília. Vou fazer isso de uma só vez e ainda aprender um pouco sobre como funciona a diplomacia”, contou, empolgado.

Gustavo, de 16 anos, também do 2º ano, destacou a importância do projeto. “Para mim, é uma experiência muito gratificante. Com esse projeto, posso aperfeiçoar e aprender mais sobre outros lugares”.

O estudante também foi selecionado por ser bom aluno na disciplina de Inglês e pelo bom desempenho nas atividades do Mais Inglês. “Levar o nome da minha escola às embaixadas é uma grande honra. Tenho a certeza de que essa experiência me proporcionará novos conhecimentos”.

Pérola tem 17 anos e já está no 3º ano do Ensino Médio. Ela disse que já conhece muitas cidades em razão da sua experiência em competições esportivas, mas Brasília será uma novidade.

“Minha escola é vocacionada ao Esporte e participar desta viagem de conhecimento está sendo um privilégio. Também estou ansiosa, porque é uma grande oportunidade. Farei o melhor para voltar à Cuiabá disposta a compartilhar desse conhecimento com meus colegas”, concluiu.

Consórcio Brasil Central

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central foi criado em julho de 2015 com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos estados consorciados, mais o Distrito Federal, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva.

Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, o Consórcio elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.

Fonte: odocumento

Anteriores Miguel Vaz é reeleito em Lucas do Rio Verde e Alei Fernandes vence eleição em Sorriso
Próxima Condenado por estupro da filha deficiente de nove anos é preso; vítima ficou grávida