Greve nos portos dos EUA apoiada pela Casa Branca


NOVA YORK, 2 de outubro (Reuters) – O governo do presidente Joe Biden pressionou os empregadores portuários dos EUA para que aumentassem sua oferta para garantir um acordo trabalhista com os estivadores em greve pelo segundo dia na quarta-feira, sufocando metade do transporte marítimo do país.

A greve do sindicato International Longshoremen’s Association (ILA) bloqueou o transporte de produtos, desde alimentos até automóveis , em dezenas de portos, do Maine ao Texas, uma interrupção que, segundo analistas, custará bilhões de dólares por dia à economia.

Mais de 38 navios porta-contêineres já estavam congestionados nos portos dos EUA até terça-feira, em comparação com apenas três no domingo antes da greve, de acordo com a Everstream Analytics.

“As transportadoras marítimas estrangeiras têm obtido lucros recordes desde a pandemia, quando estivadores se arriscaram para manter os portos abertos. Está na hora de essas transportadoras marítimas oferecerem um contrato forte e justo que reflita a contribuição dos trabalhadores da ILA para nossa economia e para seus lucros recordes”, disse Biden em uma publicação no X na terça-feira à noite.

Ele orientou sua equipe a monitorar possíveis atividades de aumento abusivo de preços que beneficiam transportadoras marítimas estrangeiras, disse a Casa Branca.

A ILA, que representa 45.000 trabalhadores portuários, iniciou sua greve logo após a meia-noite de terça-feira, depois que as negociações com a United States Maritime Alliance (USMX) para um novo contrato de seis anos fracassaram.

A USMX ofereceu ao sindicato um aumento salarial de 50%, mas o líder fervoroso da ILA, Harold Daggett, disse que o sindicato está pressionando por mais, incluindo um aumento de US$ 5 por hora para cada ano do novo contrato de seis anos e o fim dos projetos de automação portuária que ameaçam os empregos sindicais.

“Estamos preparados para lutar o tempo que for necessário, para permanecer em greve pelo tempo que for necessário, para obter os salários e as proteções contra a automação que nossos membros da ILA merecem”, disse Daggett na terça-feira.

Centenas de estivadores se manifestaram em um terminal de embarque na área de Nova York, em Elizabeth, Nova Jersey, na terça-feira, carregando cartazes e gritando slogans como “ILA até o fim!” enquanto a música tocava alto e os vendedores apregoavam comida.

Economistas do Morgan Stanley disseram em uma nota na terça-feira que a greve pode afetar o crescimento e aumentar a inflação “mas somente se for duradoura”, observando que a implicação para o transporte deve ser limitada, a menos que a greve se prolongue.

Os varejistas que respondem por cerca de metade de todo o volume de transporte de contêineres disseram que estão implementando ativamente planos de backup para minimizar o impacto da greve à medida que se aproximam da temporada de vendas de fim de ano.

As ações da transportadora Maersk caíram 2% em Copenhague na quarta-feira, enquanto a ZIM Integrated Shipping caiu 4% no pré-mercado em Nova York.

AS VIAS NAVEGÁVEIS SÃO CRUCIAIS PARA O COMÉRCIO

A greve, a primeira grande paralisação da ILA desde 1977, está preocupando empresas que dependem do transporte marítimo para exportar suas mercadorias ou garantir importações cruciais. Ela afeta 36 portos – incluindo Nova York, Baltimore e Houston – que movimentam uma gama de produtos em contêineres que vão de bananas a roupas e carros.

Aproximadamente metade das importações dos EUA chegam por via marítima, enquanto 37% das exportações são transportadas por via marítima, observou o Morgan Stanley.
A greve pode custar à economia americana cerca de US$ 5 bilhões por dia, estimam analistas do JP Morgan.

A Federação Nacional do Varejo pediu ao governo Biden que use sua autoridade federal para interromper a greve, dizendo que a paralisação poderia ter “consequências devastadoras” para a economia.

Republicanos, incluindo o governador da Virgínia Glenn Youngkin, também pediram a Biden que encerrasse a greve, alertando sobre seu efeito na economia. Biden disse repetidamente que não o fará.

O Departamento de Agricultura dos EUA disse na terça-feira que não espera mudanças significativas nos preços ou na disponibilidade dos alimentos no curto prazo.

Reportagem adicional de Gursimran Kaur, Nilutpal Timsina, Shivani Tanna e Shubham Kalia em Bengaluru e David Shepardson em Washington; redação de Richard Valdmanis; edição de Sonali Paul e Mark Heinrich

Fonte: noticiasagricolas

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