Kia Besta está de volta? Marca lança nova família de vans elétricas


Provavelmente você, ou alguém que você conhece, já foi para a escola em uma Kia Besta quando criança. A van, que fez muito sucesso no Brasil, foi vendida por aqui entre 1997 e 2005. Eis que em 2024, a fabricante sul-coreana acaba de lançar uma nova família de vans, dessa vez elétricas, e já apresentou o conceito dos modelos PV5 e PV7.

O anúncio aconteceu durante o IAA Transportation 2024, a maior feira de transportes do mundo, que acontece a cada dois anos em Hanoover (Alemanha).

Os dois conceitos são derivados do portfólio da marca que utiliza a plataforma PVB (Platform Beyond Vehicle), “plataforma para além do veículo” em tradução para o português. O projeto, divulgado em janeiro durante o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas (EUA), pode ser personalizada de acordo com as necessidades do cliente, como frotas empresariais ou de prestação de serviços.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Assim, a idealização da PV5 apresenta visual futurista, com pintura biton e faróis em formato de zigue-zague. Estes, são afilados e estão quase posicionados de forma horizontal. Assim como na dianteira, a traseira traz linhas geométricas no design e as lanternas também estão posicionadas nas extremidades da coluna C.

De acordo com a marca, o furgão oferecerá configurações para cinco e sete passageiros, além de atingir autonomia de mais 400 km com apenas uma carga. Já a bateria deverá ser capaz de recuperar de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Segundo comunicado oficial divulgado durante o CES, em janeiro, o modelo poderá ter sua produção iniciada já em 2025.

Por fim, vale dizer que por se tratarem de conceitos, as informações mais concretas sobre início de produção, assim como dados de motor e capacidade das baterias não foram revelados. Além disso, não há a comunicado oficial que informe a vinda das duas vans ao Brasil.

Já o conceito PV7 tem uma proposta de veículo de médio a grande porte, e por consequência, com maior capacidade de carga. Dessa forma, a capacidade é aumentada para a partir de nove passageiros. No visual, a PV7 se assemelha ao irmão menor e também apresenta linhas mais quadradas e faróis e lanternas horizontais.

No interior, os dois conceitos mostram teto solar nas cabines de motorista e passageiros, bem como quadro de instrumentos digital, central multimídia flutuante e horizontal, volante com formato quadrado e revestido em couro, com o mesmo tom creme que reveste os bancos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores STF vai decidir se imóvel de família pode ser bloqueado ou penhorado em ação de improbidade
Próxima Terra pode ter tido anéis como Saturno há milhões de anos que levaram a glaciação global, diz estudo