Ram Rampage: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes da picape


Primeira picape da Ram desenvolvida e fabricada fora da América do Norte, a Rampage foi lançada em junho de 2023 para ser a porta de entrada da marca no Brasil e em outros países sul-americanos, como Argentina e Chile. O seu nome – que significa “alvoroço”, em inglês – foi herdado de uma picape compacta comercializada pela Dodge nos Estados Unidos na década de 1980.

A Ram Rampage é produzida em Goiana (PE) a partir da plataforma Small Wide Body 4×4, a mesma estrutura da “prima” Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander. De acordo com a Stellantis, a caminhonete sofreu melhorias estruturais para receber novos componentes, como suspensões independentes com calibração específica, freios a disco nas rodas traseiras e o motor Hurricane 4 que equipa as configurações movidas a gasolina.

Medindo poucos centímetros a mais que a Fiat Toro, a Ram Rampage ostenta 5,03 metros de comprimento, 1,88 m de largura (sem espelhos), 1,78 m de altura (1,77 m na R/T) e 2,99 m de distância entre-eixos.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

O peso em ordem de marcha varia entre 1.906 kg (Rebel gasolina) e 1.942 kg (Laramie diesel).

Na versão Rebel, a picape tem uma proposta visual mais voltada ao off-road. A aparência mais robusta é reforçada pelos para-choques e a grade frontal sem pintura, os pneus de uso misto com perfil mais alto e rodas de liga leve de 17 polegadas. O interior tem acabamento predominantemente na cor preta.

A Laramie tem uma pegada mais luxuosa, identificada pelo para-choque dianteiro pintado na cor da carroceria e nas rodas de aro 18” com acabamento diamantado. A versão aposta no acabamento cromado na grade com barras horizontais e no para-choque traseiro. O seu interior tem revestimento em couro bicolor para conferir uma aparência mais refinada.

Por fim, a esportiva R/T diferencia-se pelo visual com para-choque dianteiro na cor da carroceria e o traseiro pintado de preto, além de rodas de 18” e grade pintadas de preto brilhante. O interior tem acabamento combinando couro e camurça. Para honrar a sigla (Road and Track) da divisão de alto desempenho da Dodge, a configuração recebe suspensões mais firmes e sistema de escape que realça o ronco do motor Hurricane 2.0 turbo a gasolina.

Todas as versões são equipadas de série com sete airbags, freio de estacionamento eletrônico, faróis e lanternas full LED com acendimento automático, sensor de chuva, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres, sistema de permanência em faixa, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos e volante revestidos de couro, painel digital de 10,3 polegadas, chave presencial, central multimídia de 12,3” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, banco do motorista com regulagem elétrica e espelhos com rebatimento elétrico.

Algumas unidades podem ser encontradas com o pacote opcional, que adiciona o sistema de som assinado pela Harman Kardon, banco do passageiro com regulagem de altura e luzes internas configuráveis.

Com exceção da versão R/T, a picape pode ser equipada com o motor Multijet 2.0 turbodiesel com a mesma calibração utilizada no Jeep Commander, mantendo os 170 cv de potência, mas elevando o torque de 35,7 kgfm para 38,8 kgfm.

No entanto, todas as versões podem receber o motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 272 cv e 40,8 kgfm – recentemente, este propulsor foi estendido aos Jeep Compass e Commander.

Independentemente da motorização, a Ram Rampage é sempre dotada de câmbio automático de nove marchas da ZF e tração 4×4 com acionamento sob demanda e a primeira marcha atuando como reduzida. Como os demais modelos derivados da plataforma Small Wide, o sistema de tração prioriza as rodas dianteiras em condições normais de uso.

A Stellantis informa que a Ram Rampage turbodiesel acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 186 km/h.

O consumo médio, de acordo com as medições do Inmetro, é de 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Já as versões Rebel e Laramie com motor 2.0 turbo a gasolina fazem de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcançam velocidade final de 210 km/h. A R/T cumpre a prova em 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h.

O consumo da motorização mais potente é de 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (Rebel e Laramie). A R/T “arredonda” esses números para 8 km/l em ciclo urbano e 10 km/l em trecho rodoviário.

A caçamba da Rampage tem capacidade volumétrica de 980 litros (160 litros a mais que a da Toro). O compartimento mede 1,05 m de comprimento (2,10 m com a tampa aberta), 59 centímetros de altura, 1,38 m de largura máxima e 1,05 m de largura entre as caixas de roda.

A picape é capaz de carregar 1.015 kg nas versões turbodiesel ou 750 kg nas variantes a gasolina.

Linha 2023

Linha 2024

Vale para quem quer um carro diferente dos onipresentes SUVs, mas acha que as picapes médias são grandes demais para usar na cidade. A Ram Rampage é bem equipada em qualquer versão e tem acabamento mais caprichado que a Fiat Toro. A motorização turbodiesel é ideal para quem prioriza a autonomia para rodar maiores distâncias. O 2.0 turbo a gasolina, por sua vez, agrada em cheio quem prefere desempenho, mesmo que o consumo seja penalizado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Justiça anula execução de ofício de processo em que partes estavam representadas por advogados
Próxima Rapper Sean ‘Diddy’ Combs é preso em Nova York