A 32ª edição do Pro Farmer Crop Tour se encerrou nos Estados Unidos e trouxe, nesta sexta-feira (23), suas estimativas nacionais para as safras de soja e milho, bem como suas projeções de produtividades médias para ambas as culturas. As estimativas apontam para uma safra de soja maior do que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) espera, mas menor no caso do milho.
Os números são resultado do cruzamento de dados colhidos nos últimos quatro dias, em sete estados – Illinois, Iowa, Indiana, Ohio, Minnesota, Nebraska e a Dakota do Sul – e com amostras avaliadas de 2 mil a 3 mil campos. Além disso, o Pro Farmer considera a maturidade da safra e as diferenças históricas nos dados do crop tour em relação aos rendimentos finais do USDA para divulgar suas estimativas nacionais de produção.
“Uma das principais questões antes do Crop Tour era se as safras de milho e soja poderiam corresponder às altas expectativas. Das duas culturas, fiquei mais impressionado com a soja do que com o milho, e a safra de milho é estelar”, afirmou o editor do Pro Farmer, Brian Grete.
SOJA
No caso da soja, o rendimento médio esperado é de expressivas 61,53 sacas por hectare (54,9 bushels por acre), 3,2% a mais do que o estimado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), com 59,63 scs/há. Assim, a projeção de safra norte-americana veio em 129 milhões de toneladas (4,740 bilhões de bushels), bem maior do que estima o departamento, com um número de 124,9 milhões de toneladas.
Para o milho, a produtividade média estimada pelo Pro Farmer é de 190,28 sacas por hectare (181,1 bushels por acre), contra o número estimado pelo USDA de 191,53 sacas por hectare, com uma ligeira diferença de 1,1% para menos. A equipe estima ainda uma safra de milho nos Estados Unidos de 380,49 milhões de toneladas (14,979 bilhões de bushels), consideravelmente menor do que o estimado pelo departamento norte-americano de 384,79 milhões de toneladas.
A soja chamou muito a atenção dos participantes do tour nesta edição de bastante positiva. “A soja pode ser espetacular, desde que não haja um evento climático que desvie a safra antes da colheita”, diz Grete. “Normalmente, há alguma preocupação com a safra de milho, a safra de soja ou ambas saindo do crop tour. Não há preocupações este ano”.
Estado por estado, o Pro Farmer trouxe:
Indiana: Se a soja receber uma ou duas chuvas, os rendimentos devem terminar fortes .
Illinois: Uniformidade, plantas com muitas vagens e boa umidade do solo — Illinois tem todos os ingredientes para uma grande produção.
Iowa: Os campos de soja estão consistentes e apresentam pressão mínima de pragas e ervas daninhas em todo o estado, apresentando grandes aumentos de vagens em relação ao ano passado.
Minnesota: A soja parece ter lidado melhor com o excesso de água do que a safra de milho, mas o rendimento terá sorte se ultrapassar 50 bushels por acre (56,04 scs/ha).
Nebraska: Mais vagens e vagens com três e quatro grãos são bons sinais.
Ohio: A fábrica de vagens ainda está funcionando. As plantas estão muito cheias e as chuvas recentes injetaram umidade nas vagens. A seca parece ter tido pouco impacto no potencial de rendimento.
Dakota do Sul: A soja é inconsistente e pode ir para qualquer lado este ano. A safra ainda está se desenvolvendo e tem muito trabalho a fazer para concretizar seu potencial.
MILHO
“O USDA colocou uma produção recorde de milho em cinco dos sete estados. Ohio não é um deles — mas se não estivéssemos falando sobre a safra recorde do ano passado em Ohio, este ano estaria lá em cima. Este ano está se comparando ao padrão ouro do ano passado”, afirma Chip Flory, um dos líderes do Pro Farmer Crop Tour e apresentador do programa AgriTalk, do portal norte-americano AgWeb.
Estado por estado, o Pro Farmer trouxe:
Indiana: Os pontos problemáticos são poucos e distantes entre si. A safra de milho registrou números mais altos em todos os aspectos para contagem de espigas, comprimento do grão e número de grãos ao redor da espiga em comparação com a safra de 2023.
Illinois: Enquanto foi registrada a desuniformidade em Illinois, os campos de alto rendimento excederam em muito aqueles que ficaram aquém, e o estado está segurando uma grande colheita. A saúde das plantas parece boa, e até mesmo as folhas mais baixas ainda estão verdes.
Iowa: O potencial de rendimento parece promissor, especialmente no sudeste. O milho no centro-leste do estado parece bom, mas a variabilidade é mais perceptível no nordeste.
Minnesota: A safra de milho em Minnesota não parece muito boa. Chuvas recordes durante o plantio prejudicaram a safra desde o início, seguido por um verão seco.
Nebraska: Apesar dos danos causados pelo granizo e menos espigas, a safra de milho de Nebraska parece promissora, com melhores números de comprimento de grão e grãos ao redor da espiga em comparação com 2023. Parte do milho de sequeiro parece tão boa quanto os hectares irrigados graças ao clima cooperativo.
Ohio: Apesar das condições de seca deste ano (59% de Ohio está atualmente enfrentando algum nível de seca), a safra de milho está se mostrando resiliente.
Dakota do Sul: A enchente histórica que ocorreu logo após o Dia dos Pais na parte sudeste do estado deixou sua marca. O tour encontrou campos com menos espigas, mas o comprimento do grão aumentou em comparação com 2023. É óbvio que a safra de milho teve duas datas de plantio muito diferentes, então há duas safras muito diferentes crescendo no estado.
Neste sábado, dia 25 de agosto, o Notícias Agrícolas e o Grupo Labhoro dão início ao seu tour de safra pelos EUA – percorrendo oito estados – e pelo Canadá – em dois estados – para a verificação das lavouras, trazendo informações colhidas in loco sobre a oferta de grãos que está sendo construída na América do Norte. Acompanhe aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais informações exclusivas, diariamente chegando das principais regiões produtoras americanas e canadenses.
>> Clique AQUI e visite a página do Crop Tour 2024!
Fonte: noticiasagricolas