“Me parece que, tendo em conta as primeiras previsões, podemos dizer que os italianos deram uma indicação clara para formar um governo de centro-direita, liderado pelos Irmãos de Itália”, disse Meloni.
“Agora, nosso desafio é recuperar a confiança dos italianos nas instituições estatais. É preciso recuperar os laços entre o Estado e os cidadãos. Se vocês querem se tornar parte da história, devem compreender sua responsabilidade perante dezenas de milhões de italianos, e nós não os trairemos. Se formos chamados para governar este país, vamos fazê-lo para todos”, defendeu Meloni.
“O povo italiano decidiu assumir a responsabilidade pelo seu destino, tendo eleito um governo de patriotas e defensores da soberania”, escreveu Le Pen na sua conta no Twitter. “Transmito as minhas felicitações a Giorgia Meloni e a Matteo Salvini por esta vitória gloriosa. Eles conseguiram resistir à pressão antidemocrática e arrogante da União Europeia”, salientou.
“Giorgia Meloni se tornará primeira-ministra, enquanto Viktor Orbán e Donald Trump serão seus exemplos políticos”, disse Barley em uma entrevista ao jornal alemão Welt.
“Os fundamentos e os valores comuns da União Europeia estarão em perigo se a Itália, que é a terceira economia europeia, acabar sob a pressão da coalizão de pós-fascistas e partidos de ultradireita”, afirmou.