O Corinthians garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Brasil ao vencer o Juventude por 3 a 1, em um jogo emocionante na Neo Química Arena, nesta quarta-feira (11.09). O gol decisivo veio nos acréscimos, marcado por André Ramalho, selando a classificação do Timão. Com o resultado, o alvinegro superou a desvantagem do jogo de ida, que terminou 2 a 1 para a equipe gaúcha, e avançou no agregado.
Pressão inicial e gol de Romero
Desde o apito inicial, o Corinthians mostrou que estava determinado a reverter o placar adverso. A equipe começou pressionando intensamente e abriu o marcador aos 29 minutos do primeiro tempo. Ángel Romero, em grande fase, recebeu um passe preciso de Talles Magno e finalizou com firmeza, colocando o Timão na frente.
Polêmica e empate do Juventude
O Juventude conseguiu empatar aos 41 minutos, em um lance controverso. Após cobrança de escanteio, Hugo Souza, goleiro do Corinthians, acabou marcando contra, em uma jogada que gerou muita discussão. Os jogadores corintianos alegaram que Hugo foi empurrado por Zé Marcos, mas o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, após revisão no VAR, validou o gol.
Segundo tempo de domínio Corintiano
Na segunda etapa, o Corinthians manteve a pressão e criou várias oportunidades. Aos 36 minutos, a insistência foi recompensada. Rodrigo Garro arriscou de fora da área, Gabriel Vasconcelos defendeu, mas no rebote, Zé Marcos, zagueiro do Juventude, acabou marcando contra, colocando o Timão novamente em vantagem.
Gol da classificação nos acréscimos
Quando o jogo parecia caminhar para um final tenso, o Corinthians garantiu a classificação nos acréscimos. Em cobrança de escanteio de Igor Coronado, André Ramalho subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo das redes, fazendo a alegria dos quase 46 mil torcedores presentes na Neo Química Arena.
Próximos desafios
Com a classificação garantida, o Corinthians agora aguarda o vencedor do confronto entre Flamengo e Bahia para saber quem enfrentará na semifinal. O primeiro jogo entre as equipes terminou com vitória do Flamengo por 1 a 0, em Salvador. As semifinais estão previstas para as semanas dos dias 2 e 17 de outubro.
O primeiro tempo foi marcado por muita movimentação e chances para ambos os lados. Logo aos cinco minutos, Ángel Romero obrigou o goleiro Gabriel Vasconcelos a fazer uma boa defesa. Aos 24, Charles tentou de fora da área, mas novamente Gabriel estava atento. O gol de Romero aos 29 minutos trouxe alívio para a torcida corintiana, mas o empate do Juventude aos 41 minutos, em um lance polêmico, trouxe tensão de volta ao estádio.
No segundo tempo, o Corinthians continuou dominando as ações. Charles e Garro tiveram boas chances, mas foi somente aos 36 minutos que o Timão conseguiu o segundo gol, com a infelicidade de Zé Marcos. Nos acréscimos, André Ramalho selou a classificação com um gol de cabeça, garantindo a festa corintiana em Itaquera.
O Corinthians mostrou força e determinação para reverter a desvantagem e agora segue firme na busca pelo título da Copa do Brasil.
Próximos compromissos
O Corinthians volta a campo no próximo sábado, enfrentando o Botafogo pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Juventude recebe o Fluminense no domingo, buscando recuperação após a eliminação na Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 1 JUVENTUDE
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data: 11/09/2024
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Cartões amarelos: Rodrigo Garro, Fagner, Hugo Souza e Romero (Corinthians); Jair Ventura, Zé Marcos, Carrillo e Ronaldo (Juventude)
Gols: Romero, aos 29 do 1ºT, Zé Marcos, contra, aos 36, e André Ramalho, aos 50 do 2ºT (Corinthians); Hugo Souza, contra, aos 41 do 1ºT (Juventude)
CORINTHIANS: Hugo Souza; Fagner (Léo Mana), André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (Igor Coronado), Charles (Breno Bidon) e Rodrigo Garro; Romero, Talles Magno (Giovane) e Yuri Alberto (Caetano). Técnico: Ramón Díaz
JUVENTUDE: Gabriel Vasconcelos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson e Luis Oyama (Lucas Freitas); Lucas Barbosa (Diego Gonçalves), Carrillo (Edson Carioca) e Erick Farias (Ewerthon/Marcelinho). Técnico: Jair Ventura
Fonte: odocumento