A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) promoveu, nesta sexta-feira (09.08), o primeiro curso de capacitação do programa Vigia Mais Motorista. Vinte condutores que exercem atividades remuneradas participaram do treinamento online, com duração de 1h30, no qual aprenderam a baixar o aplicativo, a utilizar suas funcionalidades e a identificar os momentos adequados para seu uso. Com a conclusão desta etapa, eles estão agora aptos a acessar o botão do pânico.
O programa Vigia Mais Motorista, criado pela Sesp, visa aumentar a segurança dos condutores de motocicletas, carros e caminhões que atuam profissionalmente. A iniciativa conecta esses motoristas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) por meio de um botão do pânico, sem custo para o usuário. Antes do lançamento, em 23 de julho, 50 condutores foram treinados no projeto piloto.
“A ferramenta estabelece uma conexão direta entre os motoristas que exercem atividades remuneradas e as centrais de atendimento das forças de segurança (Ciosp e Copom), permitindo uma resposta mais rápida às ocorrências policiais. O Estado de Mato Grosso inovou ao oferecer essa ferramenta de segurança e o treinamento necessário para o uso adequado,” destacou o superintendente do Ciosp, delegado Claudio Álvares Sant’Ana.
O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador. Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.
Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Além disso, a Sesp irá implementar o comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.
Cadastro online
A Sesp disponibilizou o cadastro online para aderir ao serviço. Os interessados precisam preencher um formulário com dados pessoais e do veículo, e assinar um termo de responsabilidade. Acesse AQUI.
Somente após o cadastro online, os condutores poderão realizar o treinamento e, assim, se tornar aptos a utilizar a ferramenta.
Dúvidas sobre o programa Vigia Mais Motorista podem ser esclarecidas pelo número (65) 98145-0434, das 8h às 12 e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: odocumento