Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na terça-feira (10), um homem de 29 anos foi preso em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, por porte ilegal de arma de fogo. O suspeito, que está sendo investigado por estelionato relacionado à compra e venda de veículos, foi detido durante uma operação da Polícia Civil que também visava apurar crimes financeiros.
O cumprimento de mandados judiciais na residência do homem, localizada em um condomínio na região, resultou na apreensão de munições de calibres restritos, incluindo dez munições de calibre .40, uma de calibre 38 e quatro de 9mm, todas sem documentação. Além das armas, os policiais apreenderam veículos que supostamente foram adquiridos com o dinheiro proveniente dos golpes, bem como objetos e documentos que serão submetidos a perícia.
A Justiça autorizou as buscas com o objetivo de avançar nas investigações. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito utilizava sua influência para negociar veículos, prometendo quitar dívidas relacionadas a esses bens. As vítimas eram enganadas, ficando com o prejuízo ao não receber a quitação prometida e vendo o dinheiro que haviam recebido pela venda dos carros.
As investigações revelaram que o suspeito cometeu três tipos de estelionato: na primeira modalidade, ele adquiria veículos de pessoas endividadas, prometendo pagar o financiamento e posteriormente revendia os carros, mantendo o valor total e não quitando as dívidas. Em outro esquema, ele alugava veículos em outros estados, usava “laranjas” para transportar os carros para São Paulo, clonava as placas e vendia os bens, causando prejuízos às locadoras.
Além dos crimes de estelionato, o homem também está sendo investigado por suas aquisições de carros e motos de luxo, financiadas pelos golpes. Sete empresas estão sendo investigadas por possíveis ligações com o esquema, suspeitas de serem utilizadas como “fachada” para facilitar os crimes.
O suspeito já havia sido preso anteriormente por disparo de arma de fogo em via pública em 2023. O caso está sendo registrado na Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Carapicuíba, e o homem responderá pelo porte ilegal de arma de fogo de uso restrito/permitido.
Fonte: gazetabrasil