Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a vice-presidente Kamala Harris, o ex-presidente Donald Trump e seu companheiro de chapa J.D. Vance marcarão presença nas cerimônias de memorial em homenagem às vítimas dos ataques de 11 de setembro, que acontecerão nesta quarta-feira nos locais dos ataques em Nova York, no Pentágono e em Shanksville, na Pensilvânia.
Todos os quatro já participaram de uma cerimônia na praça memorial no Marco Zero, local onde os terroristas, usando aviões comerciais sequestrados, atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center há 23 anos.
“Hoje, nossa nação se une para renovar nosso voto sagrado: Nunca esquecer”, declarou Biden em comunicado conforme relatado pela imprensa local. “Nunca esquecer as 2.977 vidas preciosas tiradas de nós quando terroristas atacaram nossa nação. Nunca esquecer suas famílias, que ainda carregam o peso daquele doloroso setembro. Nunca esquecer os cidadãos heroicos e sobreviventes que correram para ajudar seus compatriotas. E nunca esquecer que, diante do mal – e de um inimigo que tentou nos dividir – nós perseveramos.”
O presidente destacou que, nos momentos mais sombrios, os Estados Unidos encontraram forças para seguir adiante. “Diante do medo, nós nos unimos para defender nosso país e ajudar uns aos outros. Foi por isso que os terroristas nos atacaram: por nossa liberdade, nossa democracia, nossa unidade.”
Kamala Harris, em seu comunicado, afirmou que a data é “um dia de lembrança solene, enquanto lamentamos as almas que perdemos em um ataque terrorista hediondo em 11 de setembro de 2001”.
“Nós nos solidarizamos com suas famílias e entes queridos”, disse Harris, destacando que, nos dias que seguiram aos ataques, “todos fomos lembrados de que a unidade é possível na América. Juntos, deixamos claro que não nos curvaremos nem quebraremos diante do terrorismo.”
A vice-presidente ainda reforçou a importância de refletir sobre o que une o povo americano: “o maior privilégio da Terra, o orgulho e o privilégio de ser americano.”
Donald Trump, por sua vez, lembrou o aniversário dos ataques em uma declaração em vídeo no ano passado. “Ninguém que viveu o horror dos ataques de 11 de setembro pode esquecer a agonia e a angústia daquele dia terrível. Foi um dia horrível”, afirmou Trump. “Nunca esqueceremos.”
Após participarem da cerimônia em Nova York, Harris e Trump seguirão para Shanksville, na Pensilvânia, onde está o memorial do Voo 93. Os terroristas tinham como alvo o Capitólio, em Washington, D.C., mas os passageiros e tripulantes do voo forçaram uma aterrissagem de emergência no Condado de Somerset, na Pensilvânia.
Fonte: gazetabrasil