Setembro Amarelo: AMM reúne colaboradores para palestra sobre valorização da vida


Crédito: Divulgação AMM

Neste dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado anualmente em 10 de setembro, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) reuniu os colaboradores para uma palestra sobre o tema, com ênfase na compreensão, sensibilização e conscientização acerca do assunto. A iniciativa integra as atividades desenvolvidas pela instituição na campanha Setembro Amarelo, que promove diversas ações coletivas de prevenção ao suicídio ao redor do mundo. As boas-vindas aos colaboradores foi feita pelo secretário executivo da AMM, William Moraes, e pelo coordenador administrativo, Cristian Perius.

Whats-App-Image-2024-09-10-at-09-28-54

A palestra foi ministrada pela psicóloga Jordana Luz, que apresentou as situações de risco, os fatores de proteção e as condutas a serem desenvolvidas para ajudar as pessoas com comportamento suicida.

A psicóloga ressaltou que dedicar um mês para debater o assunto é importante, mas o ideal seria que a temática estivesse continuamente em evidência. A preocupação se justifica, considerando a estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS)  que aponta que a cada 40 segundos ocorre uma morte por suicídio no mundo.

“O suicídio é um problema de todos. Não é uma escolha livre ou uma saída fácil. Precisamos desenvolver algumas habilidades para ajudar, como a escuta ativa nas relações, além de evitar julgamentos, estereótipos e violência”, explicou Jordana.

Whats-App-Image-2024-09-10-at-10-50-40-2

A profissional afirmou que entre as principais situações que podem levar a pessoa a tirar a própria vida estão as seguintes: abusos psicológicos e sexuais, término de relacionamento, falência, uso de drogas e álcool, luto, transtornos mentais, doenças terminais, entre outros.

A palestrante enfatizou que toda comunicação suicida deve ser levada a sério e que não se deve adotar uma postura passiva diante dos sinais, comportamentos e mensagens que possam indicar uma tendência ao ato extremo.

A psicóloga também ressaltou que o estilo de vida atual pode afetar a saúde mental das pessoas, provocando ansiedade, depressão e outros transtornos. “A positividade generalizada, que pressupõe que todos devem estar felizes, acaba desencadeando a ideia da positividade tóxica que gera frustração constante”, pontuou, acrescentando que entre as maneiras de ajudar aqueles mais vulneráveis estão a conversa, o acolhimento e o acompanhamento.   

Periodicamente a AMM realiza atividades de integração e sensibilização  com a participação dos colaboradores. Além de contribuir com  a socialização da equipe, as ações também fomentam a reflexão, atividades colaborativas e a solidariedade.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores 'Precedente não é escolha filosófica ou ideológica, é a única alternativa', afirma Barroso durante evento
Próxima Helicóptero cai e pega fogo em Caruaru, deixando dois mortos