Nos dias 18 e 19 de setembro, Goiânia sediará o evento “Troca de Saberes”, promovendo a integração da América Latina através de práticas agrícolas sustentáveis e regenerativas.
Organizado pelo Projeto SustentAgro, uma iniciativa da Rede ILPF financiada pelo Land Innovation Fund (LIF), o evento será realizado no auditório da EMATER em Goiânia e contará com palestras no dia 18 e visitas técnicas no dia 19, focando na sustentabilidade e inovação por meio do sistema ILPF e boas práticas agrícolas da América Latina.
Importância do Evento:
O “Troca de Saberes” visa promover o diálogo e a colaboração entre os principais atores da agricultura sustentável e regenerativa na América do Sul. O evento é correalizado pela SEAPA (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás) e apoiado pela Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária) e UFG (Universidade Federal de Goiás). Esta iniciativa reflete o compromisso com a inovação e a sustentabilidade na cadeia socioprodutiva.
Palestras e Visitas de Campo:
No primeiro dia do evento, haverá palestras sobre sistemas integrados de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), práticas regenerativas e gestão sustentável da terra. Essas apresentações serão realizadas por especialistas e produtores que implementaram esses projetos no Brasil, Argentina e Bolívia. No segundo dia, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a aplicação prática dessas técnicas através de visitas de campo.
PROGRAMAÇÃO – 18/09/24 – EMATER/GOIÂNIA
08:00 – 08:30h: Credenciamento
08:30 – 09:00h: Abertura
09:00 – 09:45h: Palestra 1 – Caso de sucesso: Integração pecuária leiteira e floresta em Quirinópolis – Palestrante: Sérgio Martins de Oliveira – Coordenador Regional da Emater
09:45 – 10:30h: Palestra 2 – Práticas regenerativas nos solos agropecuários da Chiquitania – Palestrante: Sr. Hermes Justiniano – Fundação para a Conservação do Bosque Chiquitano (FCBC)
10:30 – 11:00h: Coffee Break
11:00 – 11:45h: Palestra 3 – Paisagens Produtivas Protegidas: produção, sequestro de carbono e conservação da biodiversidade – Palestrante: Sr. Sebastián Malizia – Fundação Proyungas
11:45 – 12:00h: Avisos sobre o evento vespertino
12:00 – 14:00h: Intervalo para Almoço
14:00 – 14:30h: Recepção Período Vespertino
14:30 – 17:00h: Roda de Conversa – Vivências e desafios do campo
Produtor FCBC: Manlio Roca, Pecuárista, CREA Bolívia.
Produtor MS: Rafael Maia da Silva, Sítio Moriá, Sidrolândia-MS, ILP.
Produtora MT: Maressa Resende Vilela Bettencourt, Faz Atiaia, Juara-MT, ILP.
Produtor GO: Avelino Neto, Assentamento Carlos Mariguela, Itaberaí-GO, ILPF com nativas.
Produtor GO: José Ferreira Pinto, Fazenda Santa Barbara/Quirinópolis-GO, IPF.
17:00h: Falas de Agradecimentos dos Parceiros e Encerramento
PROGRAMAÇÃO – 19/09/24 – VISITAS TÉCNICAS (VAGAS ESGOTADAS)
07:00h: Deslocamento até o Assentamento Carlos Mariguela
09:00 – 11:00h: Visita Técnica – UDTs SustentAgro (Itaberaí)
Área 1: ILP (João): Izamara/João
Área 2: ILPF com Nativa (Lucimar): Francine/Lucimar
11:30 – 13:00h: Almoço no Assentamento
13:00 – 15:00h: Retorno para Goiânia – Deslocamento até a Embrapa
15:00 – 17:00h: Visita Técnica – URT Embrapa Arroz e Feijão
17:00h: Falas de Agradecimentos dos Parceiros e Encerramento
Destaque para Projetos Internacionais:
O evento também dará destaque a dois importantes projetos internacionais:
Projeto PRIAS (Programa de Boas Práticas Agrícolas e Sequestro de Carbono). O Projeto PRIAS, liderado pela Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano (FCBC), CREA e CSF, promove práticas agrícolas regenerativas no leste da Bolívia, abrangendo Gran Chaco, Chiquitania, Cerrado e Amazônia. Com duração de 24 meses, o projeto busca melhorar a produtividade e sustentabilidade em áreas agrícolas de 81 mil hectares, utilizando técnicas como plantio direto e rotação de culturas para recuperar solos degradados e aumentar a retenção de carbono. A iniciativa visa disseminar conhecimento técnico e engajar produtores na adoção de práticas sustentáveis.
Projeto ProYungas (Boas Práticas Agrícolas e Sequestro de Carbono)
O Projeto ProYungas, coordenado pela Fundación ProYungas em parceria com AAPRESID e Fundação Moisés Bertoni, visa promover boas práticas agrícolas e restaurar a vegetação nativa no Gran Chaco. Com duração de 36 meses e abrangendo 150 mil hectares na Argentina e no Paraguai, o projeto foca na quantificação do carbono, avaliação dos estoques de carbono, e desenvolvimento de projetos de compensação de emissões. A iniciativa busca mitigar mudanças climáticas e apoiar a gestão agrícola sustentável, valorizando a floresta e contribuindo para a produção agrícola livre de desmatamento.
Local:
O evento acontece na Emater – Auditório Domingos Carlos de Oliveira – End: Rod. R-2, Q. Área 3, Lote AR-3, Campus Samambaia
Para inscrição e mais informações entre em contato com:
Sandy Soares
Gerente de Comunicação do SustentAgro
Telefone: +55 11 99884-1980
E-mail: [email protected]
Conheça mais sobre os projetos, acessando:
Rede ILPF: https://redeilpf.org.br/
Fonte: noticiasagricolas