Caixa-preta de avião que caiu em Vinhedo é localizada


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), localizou a caixa-preta do avião da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9). As 61 pessoas que estavam a bordo do voo 2833 morreram – eram 57 passageiros e quatro tripulantes.

De acordo com informações do Cenipa, foram encontrados o equipamento que grava as conversas entre os tripulantes na cabine (Cockpit Voice Recorder), e o outro que registra os dados do voo (Flight Data Recorder). Os gravadores serão enviados para Brasília, onde há um laboratório para análise desse tipo de material.

Ainda não se sabe o tempo que a análise irá demorar e se as informações foram preservadas. “Depende do grau de destruição dos gravadores. Nós temos capacidade de fazer a extração, estando os gravadores até muito danificados, mas depende de cada evento. Porventura, teremos que levar para o fabricante dos gravadores, nos Estados Unidos, pois temos grande necessidade de descobrir o que aconteceu. Não consigo dizer agora com quanto tempo isso irá acontecer”, disse chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, durante a coletiva de imprensa sobre o acidente.

O avião da Voepass caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em um bairro residencial em Vinhedo (SP). O voo saiu de Cascavel às 11h46 e deveria chegar em Guarulhos às 13h50.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: gazetadopovo

Anteriores Foragido por violência doméstica no Tocantins é preso em Gaúcha do Norte
Próxima Marco Legal do Hidrogênio é importante para destravar investimentos, mas precisará ser aperfeiçoado pela ANP, diz especialista