Governador de SP montará gabinete de crise com a União para apurar queda de avião


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, anunciou que motnará um gabinete de crise para apurar a queda de um avião comercial na tarde desta sexta (9) na cidade de Vinhedo, interior paulista.

O voo da companhia aérea Voepass caiu em uma área residencial da cidade com 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O avião, um ATR-72 com 14 anos de uso, voava de Cascavel (PR) para o Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos.

Em nota, o governo de São Paulo informou que o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e os comandantes das forças de segurança do estado e da Defesa Civil já estão no município para auxiliar no trabalho.

Freitas afirmou, pelas redes sociais, que “a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e a Polícia Civil estão mobilizadas no resgate das vítimas e equipes do Instituto Médico Legal (IML) foram encaminhadas ao local para reforço. O governo de São Paulo vai prestar todo o suporte e divulgar todas as informações necessárias. Minha solidariedade a todas as vítimas e afetados por essa tragédia”.

Também fazem parte do gabinete de crise o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social. Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência.

O combate às chamas do local da queda foi finalizado. O Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC) também vai auxiliar na identificação dos corpos. O IML de Campinas está sendo preparado para recepção e identificação das vítimas.

De acordo com o governo do estado, Freitas estava em Vitória participando de uma reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e está a caminho de Vinhedo para acompanhar os trabalhos das equipes. Segundo a apuração, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD-PR), estava junto de Freitas e também está a caminho da cidade.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, informou que a autoridade enviará uma equipe de agentes a Vinhedo para também apurar a queda do avião da Voepass. A PF já iniciou a investigação.

De acordo com dados do Flightradar24, o avião decolou às 11h58 em Cascavel e subiu até a altitude de cruzeiro de 17 mil pés (5.100 metros). Às 13h21 começou a queda de altitude e em menos de dois minutos foi ao solo.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Vinhedo registraram as primeiras chamadas por volta das 13h30. A aeronave pegou fogo após a queda. Sete equipes dos bombeiros foram deslocadas para o bairro de Capela, onde o acidente ocorreu, para auxiliar no atendimento da ocorrência. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil e Militar reforçaram as equipes no local.

Fonte: gazetadopovo

Anteriores Operação Comando Itinerante intensifica policiamento na região de Guarantã do Norte
Próxima Rio Grande do Sul: Com três anos de problemas acumulados, produtores enfrentam mais de 100 dias sem resposta