Carlos Sainz, que está em sua última temporada com a Ferrari, admitiu que a incerteza sobre seu futuro na Fórmula 1 teve um impacto negativo em seu desempenho ao longo de 2024. A confirmação de que seria substituído por Lewis Hamilton a partir do próximo ano, criou uma situação desafiadora para o piloto espanhol, que agora se prepara para encerrar sua passagem pela equipe italiana.
Desde o início da temporada, quando foi anunciado que Hamilton deixaria a Mercedes para se juntar à Ferrari no próximo ano, Sainz se viu diante da tarefa de encontrar um novo lugar no grid para 2025. Essa incerteza, segundo ele, dificultou sua capacidade de se concentrar e dar o seu melhor nas pistas. “O que passei este ano não é ideal para performar no seu mais alto nível como atleta”, disse Sainz, citado pela revista The Athletic.
Sainz também destacou como o estado mental de um piloto pode influenciar diretamente seu desempenho. “Acredito que há tempo de volta no atleta quando tudo está um pouco mais calmo”, afirmou, ressaltando a importância de ter sua situação definida para manter a tranquilidade e focar nas corridas.
Apesar da saída iminente, Sainz não guarda ressentimentos em relação à decisão da Ferrari de contratar Hamilton, sete vezes campeão na Fórmula 1. “Um heptacampeão quis vir para a Ferrari nos últimos anos de sua carreira, e eu tive que ceder meu espaço para Lewis. Não tenho sentimentos negativos quanto a isso”, afirmou o espanhol.
Olhar para o futuro é a prioridade de Sainz, que não descarta a possibilidade de um retorno à Ferrari em algum momento de sua carreira. “Tenho provavelmente mais cinco a dez anos de carreira pela frente. Então, por que fechar a porta para um possível retorno?”, ponderou.
Sainz ainda tem oito corridas pela Ferrari antes de se juntar à equipe Williams em 2025, onde irá buscar novos desafios e uma oportunidade de ajudar a equipe britânica a voltar a brilhar na Fórmula 1.
Fonte: f1mania