O futuro de Max Verstappen na Red Bull Racing depois de 2025 pode não estar garantido, segundo o consultor da equipe, Helmut Marko. Embora o piloto holandês tenha contrato com a Red Bull até 2028, Marko admitiu que não pode garantir que Verstappen continuará na equipe quando a nova era da Fórmula 1, com as mudanças de regulamentos em 2026, se iniciar.
Apesar do domínio absoluto da Red Bull em 2023, quando venceu quase todas as corridas, a equipe vem enfrentando dificuldades em 2024, sem vencer nas últimas seis provas. Verstappen, que ainda lidera o campeonato de pilotos, chegou a criticar duramente o carro, chamando-o de ‘monstro’, e alimentou especulações sobre seu futuro.
Marko, ao ser questionado sobre a permanência de Verstappen na equipe para além de 2024, respondeu: “No próximo ano ele estará pilotando pela Red Bull Racing, mas 2026 ainda está muito distante, e no momento nosso foco total está no campeonato de 2024.”
O desempenho recente da Red Bull tem gerado preocupações internas, especialmente com a crescente aproximação da McLaren no campeonato de construtores, onde a diferença entre as duas equipes é de apenas oito pontos no momento. Além disso, problemas fora das pistas também têm afetado a equipe, como as alegações de má conduta contra o chefe da equipe, Christian Horner, e as especulações de uma possível saída de Verstappen para outra equipe, caso os problemas persistam, além da já anunciada saída do renomado projetista Adrian Newey, no início de 2025.
A incerteza em torno do projeto de motores da Red Bull Powertrains-Ford para 2026 também pode influenciar a decisão de Verstappen. Com a já confirmada parceria entre a Aston Martin e a Honda a partir de 2026, o holandês poderia considerar outras opções, como Mercedes ou até mesmo a própria Aston Martin, para continuar sua busca por títulos.
Com a temporada de 2024 ainda em andamento, a Red Bull está focada em manter Verstappen satisfeito e garantir que ele continue a ser a principal estrela da equipe, mas Marko deixou claro que o futuro além de 2025 é uma incógnita.
Fonte: f1mania