O Aston Martin Vanquish está de volta. Depois de seis longos anos, a marca britânica volta a usar o icônico nome e, claro, não poderia deixar de ser em um gran turismo luxuoso e potente. Aliás, muito potente. São 835 cv de potência e nada menos que 102 kgfm de torque. E o melhor: poderemos ver algumas unidades rodando no Brasil já que o esportivo está confirmado para chegar por aqui no primeiro semestre de 2025.
A marca também mantém vivo o motor V12, já que a própria fabricante disse em 2022 que iria descontinuar os propulsores doze cilindros. Teve até uma versão especial do Vantage de despedida… Fato é que para conseguir instalar a unidade de 5,2 litros biturbo no carro em tempos de legislações de emissões cada mais rígidas, especialmente na Europa, a Aston Martin retrabalhou todo o motor.
Bloco e bielas foram reforçados, os cabeçotes redesenhados incorporando eixos de comando reprojetados e novos coletores de admissão e escape, velas reposicionadas e injetores de combustível de maior vazão (10%), além de duas novas turbinas (de maior velocidade e inércia reduzida) que, segundo a marca, proporcionam maior desempenho e ganhos de eficiência.
Para garantir uma dinâmica considerada excelente, a engenharia instalou novos amortecedores e também barras estabilizadoras de maior diâmetro para mais rigidez torcional, além do sistema Corner Braking 2.0 que mantém a estabilidade durante a frenagem em uma curva. Controladores inteligentes e modelos de software avaliam continuamente as entradas por meio de um acelerômetro de seis dimensões, sensores de velocidade das rodas, ângulo de direção e sensores de ângulo do pedal são usados para uma adaptação automática dos condições de dirigibilidade.
O novo Vanquish traz uma transmissão automática de oito marchas da ZF com um diferencial eletrônico de deslizamento limitado traseiro, que pode transitar de totalmente aberto para 100% bloqueado em 135 milissegundos e, de acordo com a Aston Martin, melhorar a agilidade em curvas de baixa e média velocidade, ao mesmo tempo em que oferece maior controle em condições de sobresterço e mudança de faixa em alta velocidade
Já o chassi é praticamente feito de alumínio e a carroceria tem muitas partes em fibra de carbono. Mesmo assim, não foi suficiente para deixar o carro com baixo peso. São quase 1.800 kg de peso seco (sem fluidos). O valor em ordem de marcha não foi divulgado, mas deve ficar perto das duas toneladas. Mesmo assim, o Vanquish 2025 tem aceleração brutal: 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e velocidade máxima de 345 km/h.
Esteticamente o novo Vanquish é uma mistura de conceitos, com a dianteira lembrando o atual DB12 e a traseira inspirada nos recentes carros da marca, como Viktor e Valour. Porém, com uma personalidade bem forte das lanternas posicionadas verticalmente nas extremidades. As rodas são de 21 polegadas e os freios a disco, de 410 mm no eixo dianteiro e 360 mm no traseiro.
Dentro, o cupê esportivo mistura luxo e tecnologia. A central multimídia moderna estreou no DB12, Vantage e DBX707 e tem espelhamento de smartphones. Os bancos convencionais são chamados Sport Plus, mas há o opcional e mais esportivo (concha com fibra de carbono). Os proprietários, claro, pode personalizar o esportivo de acordo com suas preferências pessoas por meio do Q by Aston Martin. A fabricante britânica diz que “só” produzirá 1.000 carros por ano. O próximo James Bond não sabemos quem será, mas o carro acho que temos um bom palpite agora…
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Fonte: direitonews