Nico Rosberg revelou os motivos pelos quais entrou em contato com Lando Norris após o GP da Itália de Fórmula 1. O ex-piloto e campeão na F1 em 2016, sentiu que o piloto da McLaren havia sido muito negativo após garantir a pole position em Monza.
Rosberg explicou sua decisão em uma entrevista à Sky Sports F1, afirmando que queria transmitir sua experiência ao jovem piloto de 24 anos, conhecido por ser particularmente crítico consigo mesmo.
Norris desenvolveu uma reputação por vezes pessimista e injustamente dura consigo mesmo. Na atual temporada, isso trouxe ainda mais atenção ao piloto britânico, com maior escrutínio por parte do próprio Norris.
Há um sentimento crescente de que o piloto da McLaren, pode ele próprio estar afetando negativamente suas performances, algo que a apresentadora da Sky Sports F1, Natalie Pinkham, se referiu como uma ‘profecia auto-realizável’ no podcast da Sky Sports F1.
“Os psicólogos esportivos dirão que você realmente começa a acreditar no que diz”, respondeu Rosberg. “E é por isso que eu escrevi uma mensagem privada para Lando, porque achei que minha experiência poderia ser interessante para ele, porque passei por tudo isso. Porque para ele, o copo está sempre meio vazio, em vez de meio cheio. Ele é muito autêntico, o que claro, é adorável, mas você pode ser autêntico e ter o copo meio cheio, em vez de meio vazio.”
Rosberg continuou, citando como exemplo, a abordagem de Norris em suas entrevistas depois da sessão de classificação, após garantir a pole position para o GP da Itália. “O melhor exemplo foi a sessão de classificação em Monza. Lando fez a pole position, mas focou seu discurso em: ‘Errei o começo da minha volta e foi uma volta desleixada. Peço desculpas à equipe. Eu estava desanimado após a curva um e dois’. Mas ele poderia ter dito com a mesma facilidade: ‘Na verdade, a maior parte da volta foi perfeita. Que incrível estamos na pole position.’ Ambos são verdade, mas ele decidiu se concentrar em seu erro e na parte ruim disso, que foram apenas as curvas um e dois, e não tanto no resto, que foi absolutamente incrível, nível de campeonato mundial, então ambas as formas seriam verdadeiras e autênticas, e é apenas uma questão de como você coloca isso lá fora”, acrescentou.
O ex-piloto acredita que Norris não precisa mudar imediatamente a maneira como pensa, apenas projetar uma imagem diferente, mais positiva para a mídia. O alemão destacou que, eventualmente, com o tempo, fazer isso também poderia transformar seus pensamentos.
“Eu esperaria e incentivaria ele a pensar nisso, porque você não pode parar o que está pensando, então seus pensamentos continuarão meio vazios”, disse Rosberg. “É assim que ele é por enquanto. É assim que eu também sou, na verdade. Mas você pode ter um impacto bastante grande, no entanto, se adaptar o que está dizendo, porque isso é algo que você pode escolher, você pode escolher o que dizer. Então, se você adaptar conscientemente o que está dizendo, você pode ter uma espiral bastante positiva lá, o que eventualmente também afeta seus pensamentos”, finalizou Rosberg.
Fonte: f1mania