“Espero que durante o nosso trabalho [no Fórum Econômico do Oriente] encontremos possibilidades de expandir a nossa cooperação”, disse Putin.
O presidente russo indicou que, atualmente o intercâmbio comercial entre os dois países é de US$ 3,5 bilhões (R$ 19,75 bilhões) e que Moscou pretende aumentar este valor.
Durante a reunião, o presidente russo agradeceu ao primeiro-ministro pela sua participação no Fórum e também parabenizou a ele e ao seu povo pelo dia da Independência da Malásia, comemorado em 31 de agosto.
Em relação às organizações internacionais, o presidente Putin lembrou que, em 2025, a Malásia presidirá à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e manifestou a sua confiança de que, durante este período, Moscou encontrará oportunidades para uma maior colaboração com esta “região do mundo de crescimento rápido e promissor”.
O primeiro-ministro da Malásia, por sua vez, declarou que o seu país está disposto a desenvolver a cooperação com a Rússia em todas as áreas e espera que as relações bilaterais melhorem.
Da mesma forma, ele aceitou o convite do presidente russo para participar da cúpula do BRICS na cidade russa de Kazan, que acontece em outubro, e convidou o presidente para a cúpula da ASEAN.
Ibrahim garantiu que a Rússia será o principal parceiro da Malásia nos seus esforços para expandir o seu espaço geoeconômico, sublinhando que Moscou “demonstrou a sua determinação em superar várias dificuldades e sobreviver”.
Comentando o seu encontro com Putin, o primeiro-ministro indicou que questões internacionais foram discutidas na reunião. Em particular, o político expressou a esperança de que a Rússia siga “um caminho construtivo para uma solução pacífica e sustentável para o conflito na Ucrânia”.
Os líderes também concordaram que a comunidade internacional deve aumentar a pressão para pôr fim aos combates na Faixa de Gaza.
O Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok acontece de 3 a 6 de setembro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil