As moedas foram encontradas durante escavações arqueológicas na vila, disse o dr. Stiliyan Ivanov, citado pelo Arkeonews.
© Foto / BTA Photo / Preslava IvanovaMoedas de ouro de Justiniano, o Grande, descobertas no norte da Bulgária
Moedas de ouro de Justiniano, o Grande, descobertas no norte da Bulgária
© Foto / BTA Photo / Preslava Ivanova
A equipe da expedição arqueológica que explora a Fortaleza Kaleto, acima da vila, encontrou as moedas espalhadas no chão de uma habitação queimada que data da época do reinado dos búlgaros Simeão e Pedro.
Os donos da moradia deixaram para trás todo o inventário, incluindo duas foices de ferro, ferramentas de ferro, uma fivela de cinto, três anéis de bronze e vasos de cerâmica de tamanhos diferentes. A partir disso, pôde-se julgar que eles estavam envolvidos na agricultura, observou Ivanov.
“Duas delas foram gravemente danificadas pelo fogo. O interessante sobre as moedas é que elas são muito mais antigas do que a habitação medieval inicial onde foram encontradas. Elas datam do século VI, da época do imperador Justiniano I. Elas foram provavelmente descobertas por aqueles que construíram a habitação e que posteriormente as preservaram”, disse o especialista.
Justiniano foi um imperador poderoso, que reconquistou terras romanas. Durante seu reinado, ele ajudou o Império Bizantino a atingir seu pico em cultura e prosperidade.
De 527 a 565, Justiniano I governou o Império Bizantino. Ele é mais lembrado por seu trabalho como legislador e codificador.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil