A Chevrolet confirmou nesta quarta-feira (4) que vai investir R$ 5,5 bilhões em suas fábricas no estado de São Paulo: São Caetano do Sul e São José dos Campos. Este valor, que é parte do investimento de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028 que a General Motors (GM) anunciou em janeiro, será usado para desenvolver e modernizar tecnologias específicas, como a criação de carros com sistema híbrido flex.
O evento teve a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que já havia participado de cerimônia similar na Volkswagen, quando a marca alemã anunciou que vai aplicar R$ 13 bilhões do investimento para os próximos anos no estado.
O Brasil vai ser o primeiro país do mundo com essa tecnologia flex da General Motors, com sistema híbrido leve. Também haverá modelo (s) híbrido plug-in — que pode ser carregado na tomada —, porém, só com gasolina. Sistema flex neste caso ainda é tratado como possibilidade pela marca, portanto, não faz parte deste investimento anunciado.
No ano que vem, que é o centenário da GM no Brasil, já teremos lançamentos, mas não há especificação de qual tecnologia chega antes. O que sabemos é que dois modelos híbridos já estão em desenvolvimento.
Este cenário mostra uma mudança no rumo da eletrificação da marca, já que o plano inicial nos últimos anos era de pular dos carros a combustão direto para os elétricos, tanto é que o primeiro modelo eletrificado foi o Bolt. O desenvolvimento de modelos híbridos voltou à pauta no escritório da GM em Detroit (EUA) recentemente e o Brasil surge como um mercado fundamental neste movimento.
Este investimento de R$ 7 bilhões anunciado no início do ano promete renovar toda a linha de veículos até 2028. Do total, R$ 1,2 bilhão será destinado para a fábrica de Gravataí (RS), para a criação de um carro inédito, um SUV compacto derivado do Onix que vai concorrer com Renault Kardian, Fiat Pulse e o futuro Volkswagen A0 SUV.
Na fábrica de São Caetano do Sul, atualmente são produzidos os modelos Tracker, Montana e Spin. Da unidade de São José dos Campos, saem S10 e Trailblazer. A empresa ainda mantém uma fábrica de peças em Mogi das Cruzes e um centro de distribuição em Sorocaba.
Os R$ 300 milhões restantes do investimento serão destinados para a fábrica de Joinville (SC), onde são produzidos os motores flex: 1.0 de até 82 cv e 10,6 kgfm e 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm.
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Fonte: direitonews