Qual a relação da Índia com o Brasil?
“Existe uma fluidez nesse diálogo entre os dois países, nas duas diplomacias. O fato de o Brasil sediar o encontro do G20 faz com que haja uma vinda maior de delegações indianas ao Brasil. Isso também ajuda nessas conversas, mas é muito importante para o Brasil para abrir essas novas frentes de diálogo e essa possibilidade de cooperação. Eu não tinha notícia da ida de militares brasileiros de alta patente à Índia em anos anteriores. Pode ter ocorrido, mas eu penso que isso está se intensificando”, enfatiza.
Índia possui o 4º maior orçamento militar do mundo
“Embora nem tudo tenha tido êxito nessa história e o país esteja entre os maiores importadores de armas do mundo, hoje a Índia é capaz de fabricar sofisticados sistemas de defesa de área, como Akash e BrahMos, canhões de artilharia como ATAGS e K-9 Vajra, caças como o HAL Tejas. O país também é capaz de produzir porta-aviões como o INS Vikrant, além de fragatas, corvetas e barcos de patrulha armados com toda sorte de mísseis e torpedos de curto e médio alcance, tendo incorporado recentemente um segundo submarino nuclear ao seu arsenal, o INS Arighaat. Por fim, nunca é demais lembrar que a Índia é uma potência nuclear, com um sofisticado sistema de mísseis balístico”, resume.
Quantos submarinos nucleares o Brasil tem?
“O desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro, via Prosub, em parceria com a França, ainda não logrou os êxitos esperados. A última previsão é de que o submarino nuclear brasileiro esteja finalizado em 2029 para enfim ser lançado em 2033. Nesse contexto, a parceria com a Índia ampliaria as capacidades navais brasileiras e daria novo impulso ao programa brasileiro de fragatas da classe Tamandaré, ora desenvolvido em parceria com a ThyssenKrupp. Como a parceria com os indianos prevê transferência de tecnologias, a iniciativa seria muito interessante para o Brasil”, pontua.

Fonte: sputniknewsbrasil