Um modelo de gestão desenvolvido e utilizado pela Toyota, maior montadora automotiva do mundo, e que tornou a empresa uma das grandes referências de produtividade e de qualidade na produção de automóveis, também pode ser adotado por propriedades rurais produtoras de frutas e hortaliças.
Na matéria de capa deste mês, a equipe da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, explora os conceitos básicos do modo de produção da empresa automotiva, nomeado como “Sistema Toyota de Produção” (ou TPS, na sigla em inglês “Toyota Production System”).
O sistema desenvolvido pela empresa tem como base conceitos simples que, se incorporados à uma cultura dentro de uma empresa por todos os funcionários, pode tornar a produção mais enxuta, melhorar a qualidade e reduzir desperdícios. E a equipe da revista traz também alguns exemplos de sucesso de empresas agropecuárias que já estão utilizando os conceitos do sistema.
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Você também encontra nesta edição:
ALFACE – Frio e férias escolares reduzem ritmo de mercado
BATATA – Safra de inverno se inicia, e preços recuam
CEBOLA – Produtividade melhora, e preço recua em todo o País
TOMATE – Temperaturas acima da média reforçam aumento na oferta
CENOURA – Frio favorece produção e eleva oferta; preço cai
CITROS – Laranja pera in natura tem nova valorização em julho
MELANCIA – Maior oferta no TO pressiona valores em Goiás
MELÃO – Com maior oferta e consumo limitado, cotações caem
UVA – Preço da branca sem semente é recorde no Vale
MANGA – Leve aumento da oferta e mangas verdes pressionam cotações em julho
MAÇÃ – Férias e inverno reduzem demanda e preço cai, apesar de baixa oferta
BANANA – Preço sobe no Nordeste, mas cai no Sudeste
MAMÃO – Preços recuam, e produtores ficam no vermelho em julho
Fonte: noticiasagricolas