Stoltenberg: Ucrânia não informou OTAN sobre ação em Kursk, mas é seu direito não parar na fronteira


Stoltenberg afirmou que a OTAN não foi informada sobre os planos da Ucrânia de antemão e não desempenhou nenhum papel neles, no entanto, Kiev “tem o direito de se defender. E de acordo com a lei internacional, esse direito não para na fronteira“.
Ele acrescentou que os ucranianos estavam correndo riscos com o avanço em território russo, mas que cabia a Kiev conduzir sua campanha militar, segundo a Reuters.
“O presidente Vladimir Zelensky deixou claro que a operação visa criar uma zona-tampão para evitar mais ataques russos do outro lado da fronteira. Como todas as operações militares, isso traz riscos. Mas é decisão da Ucrânia como se defender”, afirmou.
Kiev lançou uma incursão transfronteiriça na região russa de Kursk em 6 de agosto, enquanto as tropas de Moscou continuam pressionando em direção ao centro estratégico de Pokrovsk, em Donbass.
Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, inspeciona linhas de fortificação na região de Carcóvia, Ucrânia, 9 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2024

Zelensky tem sido alvo de uma enxurrada de críticas de soldados, legisladores e analistas militares sobre os rápidos avanços feitos pelo Exército russo em Donbass desde que Kiev lançou a incursão na região russa de Kursk, uma vez que a linha de frente ucraniana de Donetsk ficou enfraquecida, relatou o Financial Times na sexta-feira (30).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores China ameaça aumentar imposto de importação para carros europeus
Próxima Namíbia anuncia abate de 723 animais selvagens, incluindo 83 elefantes, para distribuir carne a afetados por seca severa