O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quarta-feira (28), a indicação do diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, para o comando do Banco Central. O economista é próximo da cúpula petista e conta com o apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
No entanto, Galípolo se alinhou ao atual presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, nas decisões mais recentes do Comitê de Política Monetária (Copom), que interromperam o ciclo de cortes da taxa básica de juros, apesar da pressão do governo.
Na sua opinião, Galípolo atuará de forma independente na presidência do BC ou de acordo com os interesses de Lula? Participe da nova enquete da Gazeta do Povo abaixo:
O chefe do Executivo já declarou que Campos Neto é um “adversário político e ideológico”. O petista disse que quando o presidente do BC for substituído “as coisas vão voltar à normalidade”.
O presidente do BC parabenizou Galípolo pela indicação e disse que “tem trabalhado de forma harmônica e construtiva” com o diretor “desde a sua chegada ao Banco Central”. Campos Neto disse acreditar que a transição do comando da autoridade monetária será suave.
Fonte: gazetadopovo