Os exercícios de dois dias serão realizados no condado de Pingtung, localizado no sul da ilha. De acordo com o United Daily News de Taiwan, Tian Ma é um dos exercícios mais importantes do ano para as forças armadas da ilha.
A agência de notícias da ilha disse, citando um especialista, que durante os exercícios, as forças armadas da ilha testarão mísseis TOW 2A, lançando-os de veículos de combate norte-americanos, os veículos de rodas multiuso de alta mobilidade (HMMWV, na sigla em inglês) M1167, transportadores do TOW 2B.
A fonte ouvida pela mídia taiwanesa também destacou que os lançadores foram equipados com funções de imagem térmica e rastreamento, permitindo que operações sejam realizadas durante a noite. As forças armadas de Taiwan testarão os mísseis à noite pela primeira vez desde que entraram em serviço.
Segundo a agência, diferentemente do TOW 2A, os mísseis TOW 2B são capazes de atingir de cima, não possuem fio e têm alcance de pelo menos 4,5 mil metros, o que os torna ideais para destruir bunkers, veículos blindados e embarcações.
Nos últimos anos, as autoridades de Taiwan têm cada vez mais declarado sua determinação em melhorar suas capacidades de autodefesa. Na semana passada, o Yuan Executivo — o principal órgão executivo da ilha — divulgou um projeto de orçamento indicando que Taiwan aumentará os gastos com defesa em 7,7% em 2025 para NT$ 647 bilhões (US$ 20,2 bilhões). Isso levará os gastos com defesa no próximo ano para 2,45% do PIB, um novo recorde.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil