F1: Ferrari diz que novas ideias estão fluindo mesmo que o teto orçamentário limite as atualizações


220041-italian-gp-saturday-gallery-2

Este ano, é o segundo consecutivo em que a F1 está utilizando um teto orçamentário. As principais equipes, este ano a Ferrari e a Red Bull, trouxeram diversas atualizações para seus carros ao longo da temporada, mas ainda assim, tiveram que trabalhar dentro de um limite de gastos. Para Jock Clear, engenheiro sênior de desempenho da Ferrari, isso limita muito as equipes, pois muitas ideias ainda estão fluindo na fábrica, mas não podem ser trazidas para pista.

O teto orçamentário imposto para 2022 foi de US$ 140 milhões, cinco milhões a menos do que no ano passado. Isso fez com que as equipes tivessem que reorganizar seus planejamentos de gastos, tendo que trabalhar de forma diferente, sem poder trazer atualizações para os carros sempre que desejassem. As equipes passaram a avaliar cuidadosamente cada gasto e cada atualização em potencial para ter certeza de que valeria a pena o dinheiro investido.

Algumas equipes como Williams, Aston Martin e Haas fizeram uma grande atualização em um fim de semana, enquanto outras como a Alpine, fizeram várias pequenas ao longo de diversos fins de semana. Para Ferrari e Red Bull, tem sido um jogo de gato e rato, com uma tentando alcançar a outra durante todo o ano. A Scuderia aderiu completamente ao seu conceito inicial, apenas aprimorando-o, enquanto a equipe austríaca adotou uma abordagem mais agressiva.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Mattia Binotto declarou, com um sorriso no rosto, no começo da temporada que a Red Bull “irá ultrapassar o limite de custos em algum momento”. No entanto, com apenas seis corridas restantes no ano, talvez as duas acabem estourando o teto orçamentário, com nenhuma das duas trazendo nenhuma atualização significativa nas últimas duas corridas. Clear, revelou que isso não quer dizer que eles não estejam pensando em melhorias na fábrica.

“O jogo do campeonato obviamente tem um impacto sobre se você avança em mais desenvolvimentos aqui.

“E obviamente, no final do ano você sabe onde está o seu teto sobre o que pode gastar, porque seu ano está limitado.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“Inevitavelmente você terá que tomar algumas decisões com base no estado do jogo no momento. E, claro, você nunca para de desenvolver.

“Independentemente de você optar por gastá-lo em pacotes que chegam ao circuito ou não, o poder real do cérebro não custa muito.

“Há pessoas muito inteligentes em todas as equipes apresentando ideias.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

“Então, mesmo que você não os esteja trazendo para o circuito, eles provavelmente se manifestarão no início da próxima temporada.

“Mais uma vez, você escolhe quando os traz.

“O limite de custo certamente não colocou um limite para as pessoas que trazem grandes ideias. De volta à fábrica, isso está sempre acontecendo e é muito empolgante.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

Recentemente, o campeão mundial de 1996, Damon Hill, disse que qualquer equipe que ultrapasse o limite de custos, pode pagar um alto preço por isso, pois ainda não se sabe quais serão as consequências de desobedecer às regras – podendo ser desde uma multa até pontos no campeonato.

“Se você ficar parado por um segundo na F1, neste esporte você será engolido.

“Você vai literalmente afundar na areia movediça.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });

Faltando apenas seis corridas para o fim da temporada de 2022, a Ferrari é a segunda colocada no campeonato de construtores 139 pontos atrás da líder, Red Bull.

Anteriores STF acolhe parecer da PGR e decide que educação básica é direito fundamental de crianças e adolescentes
Próxima Vídeo: em entrevista, Lula “culpa” Ratinho por briga com Jô Soares