Estudo revela quando o ancestral de todos os seres vivos surgiu na Terra


Um grupo internacional de pesquisadores encontrou evidências que sugerem que o organismo celular complexo que deu origem à vida na Terra pode ter surgido antes do que se pensava, algumas centenas de milhões de anos após a formação do nosso planeta, comunicou na sexta-feira (23) o portal Live Science.
Os pesquisadores acreditam que o LUCA (último ancestral universal, em inglês) tem os genes presentes em todos os seres vivos, desde a bactéria E. coli até as baleias azuis. Com observações das mudanças que os genes dos organismos vivos sofreram ao longo do tempo, o estudo publicado na revista Nature Ecology and Evolution poderia estimar quando o LUCA viveu.
Uma pesquisa realizada em 2016 indicou que LUCA era provavelmente um organismo que evoluiu em um ambiente privado de oxigênio e vivia de hidrogênio. Além disso, indicou que ele era um termófilo, ou seja, podia suportar condições extremas de temperatura. A idade do LUCA foi estimada em 3,9 bilhões de anos por um estudo de 2018.
Mamute - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2024

Os cientistas construíram uma árvore da vida do LUCA, comparando os genes de 700 espécies de micróbios modernos (bactérias e arquéias). Esses microrganismos foram escolhidos por serem considerados as formas de vida mais antigas existentes atualmente.
Segundo o novo estudo, o LUCA tinha um genoma que codificava até 2.600 proteínas, bem como um sistema imunológico rudimentar conhecido como CRISPR, que permitia que ele se defendesse contra vírus. Além disso, o organismo possuía um gene que pode tê-lo protegido da luz ultravioleta, razão pela qual se acredita que ele tenha vivido na superfície do oceano. Esse ambiente fornecia ao LUCA hidrogênio e dióxido de carbono para alimentação.
A atual pesquisa sugere assim que nosso ancestral universal viveu há aproximadamente 4,2 bilhões de anos, 300 milhões de anos após a formação da Terra.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Mercado de trigo em alta no Sul do Brasil
Próxima Moscou envia nota exigindo acesso a Durov, mas Paris considera a principal sua cidadania francesa