Ministério Público Eleitoral em SC deve agir para coibir prática do “voo da madrugada”


Diretrizes para atuação dos promotores eleitorais foram estabelecidas em recomendação da Procuradoria Regional Eleitoral


Arte: Secom/PGR

O procurador regional eleitoral em Santa Catarina, André Stefani Bertuol, expediu recomendação que estabelece diretrizes para a atuação dos promotores eleitorais do estado, a fim de garantir o cumprimento da legislação eleitoral no tocante à propaganda irregular.

Segundo a recomendação, os promotores devem realizar as diligências necessárias para verificar e coibir a ocorrência da prática denominada “voo da madrugada”. Essa prática consiste no derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda, tais como panfletos, santinhos e adesivos, no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizada na véspera da eleição.

Os promotores eleitorais também foram orientados a instruir suas equipes, a fim de que evitem relatórios de fiscalização genéricos ou incompletos e que as fotografias a serem colhidas dos “santinhos” espalhados em ruas e calçadas possibilitem, de fato, uma visualização nítida dos candidatos beneficiados com o ilícito.

O procurador André Bertuol recomendou ainda que se proceda à instauração da notícia de fato ou do procedimento preparatório eleitoral, que deverão necessariamente conter o nome, o número e o partido do candidato, especificando-se, com exatidão, o dia, hora e local em que o ilícito foi perpetrado, bem como a estimativa do quantitativo dos “santinhos derramados”.

Os promotores devem encaminhar, com a maior brevidade possível, para o protocolo eletrônico do Ministério Público Federal (www.protocolo.mpf.mp.br), os documentos, procedimentos extrajudiciais e elementos de prova angariados.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

Anteriores Na ONU, premiê das Ilhas Salomão diz que país vem sendo injustamente alvejado por parceria com China
Próxima Síria: Apoio dos EUA à Ucrânia só prolonga o conflito e o sofrimento do povo ucraniano