Nesta segunda-feira (19), Filipinas e China trocaram acusações de provocarem colisões entre navios e realizarem manobras perigosas no Mar da China Meridional, em mais um episódio de tensão após ambas as nações se comprometerem a tentar reduzir os conflitos e gerenciar as divergências na região.
A guarda costeira chinesa divulgou um vídeo curto mostrando a colisão, alegando que uma de suas embarcações foi atingida.
A emissora estatal CCTV informou que a Guarda Costeira da China afirmou que o navio filipino “colidiu deliberadamente” com uma embarcação chinesa de maneira “não profissional e perigosa” na disputada hidrovia na manhã desta segunda-feira.
Por sua vez, as Filipinas contestaram a versão de Pequim, alegando que dois de seus navios da guarda costeira “foram alvo de manobras ilegais e agressivas” por parte de embarcações chinesas próximas ao Sabina Shoal, enquanto seguiam para abastecer o pessoal filipino estacionado em duas ilhas ocupadas.
A Reuters comparou características como o formato do mastro, popa, ponte e janelas do BRP Bagacay MRRV 4410 das Filipinas e do navio 21551 da Guarda Costeira da China com imagens de arquivo.
O vídeo fornecido pela Guarda Costeira da China mostra a data e o local da filmagem, indicando que os navios estavam a cerca de 15 quilômetros ao sul de Sabina Shoal por volta das 3h25 (horário local) desta segunda-feira.
Fonte: gazetabrasil