Morre Hilary Mantel, mestre da ficção histórica e autora da série ‘Wolf Hall’, aos 70


Morre Hilary Mantel, mestre da ficção histórica e autora da série 'Wolf Hall', aos 70

A escritora britânica Hilary Mantel morreu nesta quinta-feira aos 70 anos, segundo anunciou a editora HarperCollins, que a publica em seu país. A causa não foi especificada, mas o comunicado diz que ela morreu de forma repentina e tranquila.


Mantel era considerada uma das principais autoras de língua inglesa, tendo recebido duas vezes o prêmio Booker, maior distinção literária do idioma, pelos dois primeiros livros da série “Wolf Hall”. Foi a primeira mulher premiada duplamente com o troféu.

A trilogia, composta por “Wolf Hall”, “Tragam os Corpos” e “O Espelho e a Luz” -que acabou sendo a última obra lançada por Mantel em vida, em 2020–, foi editada no Brasil recentemente pela Todavia.

Os livros tornaram Mantel referência absoluta no campo da ficção histórica ao engendrar a história de Thomas Cromwell, primeiro-ministro do rei Henrique 8º no século 16, com vigor de romance.

A Record já havia trazido outros livros da autora ao país, como “Além da Escuridão” e “O Assassinato de Margaret Thatcher”, além do volume que abriu sua trilogia mais famosa.

Mantel recebeu a ordem do Império Britânico pela sua contribuição à literatura e frequentava a lista de autores nobelizáveis há anos.

Anteriores Ministério Público Eleitoral faz balanço final das impugnações aos pedidos de registro de candidaturas em São Paulo
Próxima Sine Municipal oferta 647 vagas de emprego nesta sexta-feira (23); van atende bairro Dom Aquino