Conteúdo/ODOC – Políticos de Mato Grosso e de todo país repercutiram a polêmica eleição de Nicolás Maduro para comando da Venezuela. Em Cuiabá, dezenas de venezuelanos protestaram nas ruas, assim como em seu país.
Na capital mato-grossense os protestos se concentraram na região da Avenida Córrego do Barbado e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informou na madrugada desta segunda-feira (29) que, com 80% dos votos apurados, Nicolás Maduro foi o vencedor das eleições presidenciais realizadas no domingo (28).
Maduro teve 51,2% dos votos, e o principal candidato da oposição, Edmundo González, 44%.
O resultado gerou uma onda de protestos no país vizinho, que se estendeu para o Brasil.
O deputado federal Nelson Barbudo (PL) compartilhou um post onde é afirmado que a eleição de Maduro tem “cheiro de fraude”.
“Que Deus tenha misericórdia dos nossos irmãos venezuelanos”, pontuou o deputado estadual Gilberto Cattani.
A crise econômica dos últimos anos na Venezuela gerou um verdadeiro “êxodo migratório” e um dos principais países que receberam essa população foi o Brasil.
O atual processo eleitoral ainda ganhou um tom adicional de polêmica quando Maduro, durante discurso, afirmou que no Brasil nenhum voto é auditado – colocando o seu apoiador e presidente Lula (PT) em saia justa. Lula, até o momento, não se manifestou sobre o processo eleitoral no pais vizinho.
Fonte: odocumento