F1: Hill critica o racismo e apoia Zhou


Damon Hill, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1996, manifestou repúdio ao racismo e à discriminação na categoria. O britânico se solidarizou com Lewis Hamilton e Zhou Guanyu, que relataram episódios de preconceito durante suas carreiras.

O piloto chinês revelou recentemente, ter sofrido racismo desde sua chegada à categoria em 2021. Zhou acredita que houve preconceito contra pilotos asiáticos na Fórmula 1. “Foi bastante claro, quando assinei meu contrato com a Alfa Romeo (atual Sauber) em 2021, tive que lidar com muito racismo de várias pessoas”, afirmou o piloto.

Hamilton também já denunciou episódios de discriminação racial na Fórmula 1. O heptacampeão criticou declarações anteriores de Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, que relacionou a irregularidade no desempenho de Sergio Perez à sua origem mexicana, no que Marko chamou de ‘origem sul-americana’ (sendo que o México não fica na América do Sul). “Isso mostra quanto trabalho ainda precisa ser feito. Muitas pessoas estão trabalhando nos bastidores para combater isso, mas é difícil seguir em frente quando pessoas no topo do esporte têm esse tipo de pensamento. Honestamente, nem estou surpreso”, disse Hamilton.

Hill usou suas redes sociais para condenar o racismo e apoiar Zhou Guanyu. “O abuso é facilitado pelas redes sociais. A maioria dos que cometem esses abusos são covardes miseráveis que não ousariam dizer tais coisas cara a cara. Odeio valentões. Mas infelizmente sempre há casos assim no esporte”, disse ele.

O ex-piloto também elogiou Zhou, que pode estar em sua última temporada na Fórmula 1. “É cedo demais para reconhecer, mas Zhou, você deixou sua marca. Não se desespere. Tudo fará sentido no futuro”, finalizou Hill.

Fonte: f1mania

Anteriores Conab: Safra de grãos dever chegar a 298,6 milhões de toneladas
Próxima Propostas para o novo Plano Clima são tema de encontro entre governo e sociedade em São Paulo (SP)