É o que considerou o jornal Global Times em uma coluna de opinião publicada no sábado (17).
“Esta situação sugere que a América Latina está buscando proativamente um novo equilíbrio no cenário geopolítico global em mudança. Em um mundo cada vez mais multipolar, a América Latina precisa traçar um caminho independente para o seu desenvolvimento“, diz o texto.
O jornal lembra que os Estados Unidos implementaram uma política externa que apoiou o que chama de termo ultrapassado: “O quintal“.
O texto menciona a implementação da Doutrina Monroe, usada para restringir a influência europeia na região, ou a “política do big stick” do presidente Theodore Roosevelt, usada para reforçar a intervenção americana nos países do continente.
No entanto, o jornal destaca as decisões que os países latino-americanos têm tomado e que resultaram na procura de outras relações diplomáticas e comerciais com outros países.
A título de exemplo, é mencionado o caso do Brasil, cujo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem dado sinais de se aproximar de uma “parceria estratégica de longo prazo” com a China até ao final deste ano. O jornal ainda afirma que o governo brasileiro está trabalhando em uma proposta para aderir à iniciativa Cinturão e Rota da Seda.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil