O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, comemorou o encerramento das atividades do escritório do X, antigo Twitter, no Brasil. Em tom de deboche, o ministro de Lula inicialmente escreveu “By By” em uma postagem na rede social, marcando a conta de Elon Musk. Pouco depois, ele corrigiu o erro e escreveu “Bye, bye, Musk”.
A conta oficial de Assuntos Governamentais Globais do X anunciou, na manhã deste sábado (17), que a empresa encerraria suas operações no Brasil. O X, agora de propriedade do bilionário Elon Musk, afirmou que a decisão foi influenciada por ações do ministro Alexandre de Moraes, que teria ameaçado uma das representantes legais da companhia no Brasil com prisão, caso ela não cumprisse ordens legais para remover determinados conteúdos da plataforma.
A empresa divulgou fotos de um documento supostamente assinado por Moraes, que estabelecia uma multa diária de R$ 20 mil e um decreto de prisão contra Rachel Nova Conceição, representante do X no Brasil, caso a plataforma não cumprisse integralmente as determinações judiciais.
Na última semana, o X revelou pedidos sigilosos de Moraes direcionados à empresa, que exigiam a remoção de contas ligadas a figuras da direita. Um dos documentos, datado de 23 de julho, mostra um ofício assinado por Moraes, identificado como sigiloso, solicitando ao X os dados cadastrais de uma lista de perfis de direita e de outras pessoas na rede social, com um prazo de cinco dias para cumprimento.
Fonte: gazetabrasil