As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram na manhã desta quinta-feira (08) que realizaram ataques aéreos contra centros de comando e controle do Hamas localizados em duas escolas na Faixa de Gaza.
Segundo as IDF, agentes do Hamas estavam reunidos nas escolas Abdel Fattah Hamoud e al-Zahraa, situadas nos bairros de Daraj e Tuffah, quando os ataques ocorreram.
A mídia palestina relata que pelo menos cinco pessoas foram mortas na Escola Abdel Fattah Hamoud e outras sete na Escola al-Zahraa.
De acordo com os militares israelenses, os complexos escolares eram utilizados como centros de comando e controle para terroristas e comandantes do Hamas, que planejavam e executavam ataques contra as tropas em Gaza e contra Israel.
Para minimizar os danos aos civis, as FDI afirmam ter adotado diversas medidas, incluindo vigilância aérea, o uso de munição de precisão e outras informações.
“As escolas existem para a educação, não para serem usadas como centros terroristas. Terroristas do Hamas que operavam a partir de centros de comando e controle localizados nas áreas das escolas ‘Abdelfattah Hamouda’ e ‘Al-Zahra’ em Daraj Tuffah foram alvos de um ataque de inteligência da IAF há pouco tempo. Antes do ataque, várias medidas foram tomadas para mitigar o risco de ferir civis, incluindo o uso de munições precisas, vigilância e inteligência adicional. O Hamas viola sistematicamente o direito internacional, explorando estruturas civis e sua população como escudos humanos para seus ataques terroristas contra o Estado de Israel”, escreveram as FDI nas redes sociais.
Schools are meant for education, not to be used as terrorist hubs.
Hamas terrorists who operated from command and control centers embedded in the areas of the ‘Abdelfattah Hamouda’ and ‘Al-Zahra’ schools in Daraj Tuffah were targeted in an intelligence-based IAF strike a short… pic.twitter.com/FKWdApXMwg
— Israel Defense Forces (@IDF) August 8, 2024
Fonte: gazetabrasil