Donald Trump, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, disse à CNN Internacional, por telefone, que a vice-presidente Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Joe Biden, que anunciou neste domingo (21) a sua desistência de concorrer a um segundo mandato. Ainda não se sabe quem será o escolhido do partido Democrata para concorrer nas eleições presidenciais de novembro.
Segundo a CNN, Trump disse também que Biden será lembrado como “o pior presidente de todos os tempos na história do nosso país”. Em seu perfil na rede social Truth Social, o republicano disparou críticas ao democrata.
“Joe Biden Desonesto não estava apto para concorrer à presidência e certamente não está apto para exercer o cargo – e nunca esteve! Ele só alcançou a posição de presidente por meio de mentiras, notícias falsas e sem sair do seu porão”, escreveu Trump, referindo-se à escolha que o democrata fez, na campanha de 2020, de não realizar comícios por causa da pandemia de Covid-19.
“Todos ao seu redor, incluindo seu médico e a mídia, sabiam que ele não era capaz de ser presidente, e ele não era – e agora, veja o que ele fez ao nosso país, com milhões de pessoas cruzando nossa fronteira, totalmente sem controle e sem verificação, muitos vindos de prisões, instituições mentais e um número recorde de terroristas. Sofreremos muito por causa de sua presidência, mas corrigiremos os danos que ele causou muito rapidamente. FAÇAMOS A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”, afirmou o republicano.
Biden vinha sendo pressionado por membros do partido democrata a desistir de sua candidatura, principalmente depois do fraco desempenho que teve no primeiro debate contra Trump, no mês passado. O atentado contra o republicano na semana passada reforçou os pedidos de correligionários para que o presidente desistisse de concorrer.
Há relatos na imprensa americana de que a deputada Nancy Pelosi, um dos principais nomes democratas na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, e o ex-presidente Barack Obama vinham dizendo que não acreditavam em uma vitória de Biden contra Trump.
Fonte: gazetadopovo